Construir

Projeto com piscina: Inspiração residencial e seus cuidados

A arquiteta Leonice Alves aponta e dá dicas na escolha de materiais para ambientes externos

O verão está chegando e a área mais frequentada de uma residência durante os dias mais quentes, com certeza, passa a ser a área externa do imóvel, principalmente na área de lazer. Por termos temperaturas altas na maioria do ano, os espaços externos são priorizados nos projetos residenciais e merecem atenção especial para combinar estética e funcionalidade. A hora é agora de colocar o projeto da piscina na prática!

Desenvolver um projeto com piscina não é uma tarefa tão simples como se imagina e requer o olhar apurado de um profissional para captar as necessidades dos moradores, trazer soluções inteligentes e complementar o projeto harmônico de acordo com a arquitetura da casa. A área de lazer valoriza qualquer projeto, com um conceito de leveza único, integração e conforto e, que demanda a expertise do profissional na escolha dos materiais a serem utilizados em áreas externas, bônus e ônus reais de cada tipo de revestimentos para piscinas, e os pontos relevantes que devem ser levados em conta antecipadamente.

Pensando nisso, a arquiteta Leonice Alves traz uma visão prática e realista de projetos vencedores, com dicas e cuidados que devem ser considerados em áreas externas e projetos com piscina. Confira!

Implantação

Identificar o melhor local do terreno para implantar a piscina é imprescindível. “Além de uma boa localização em relação ao Sol, a piscina pode ser o centro das atenções, e por isso, o ideal é que seja projetada em conjunto com a área gourmet.”, destaca Leonice Alves.

Outro cuidado importante relacionado à localização escolhida para a piscina, é que a mesma deve sempre estar livre de sombra, ou seja, o cuidado com o movimento do Sol é primordial. “O ideal é optar por um local em que a luz solar atinja a piscina durante todo o dia, porém, em muitos casos isso não é possível, portanto, o importante é priorizar horários em que o Sol ficará mais tempo sobre a piscina, como pelas manhãs.”, explica Leonice.

Aquecimento

Para que a utilização da piscina não seja restrita aos dias mais quentes, é necessário prever e incluir ao projeto uma infraestrutura para aquecimento artificial. As estratégias pensadas para esse aquecimento podem seguir dois sistemas, o modelo de aquecimento solar, onde a piscina é o próprio reservatório e recebe a água que é aquecida pelos coletores, ou através do trocador de calor, que além de manter a piscina aquecida utilizando o calor do ambiente, é uma opção mais econômica se comparado às outras opções de aquecimento disponíveis no mercado.

Manutenção e Segurança

Uma piscina funcional depende de sua casa de máquinas, local que deve ser facilmente acessado para manutenção e segurança dos usuários da piscina. “O cuidado com as partes técnicas é essencial na projeção de uma área gourmet, ainda mais com piscina. Manter o acesso aos equipamentos utilizados nesses ambientes de forma fácil e segura pode prevenir acidentes, e potencializar a funcionalidade do ambiente.”, comenta a arquiteta.

Materiais e Operacionalidade

Existem diversos materiais utilizados em revestimentos de piscinas, os mais comuns são vinil, fibra de vidro, e opções de alvenaria. “Projetos de piscinas revestidas de alvenaria são geralmente mais sofisticados. Além de possibilitar mais opções de design, e de bordas, os materiais ainda oferecem alta durabilidade, funcionalidade e elegância ao projeto. O mármore travertino é um dos mais utilizados, pois oferece versatilidade visual, isolamento térmico, e pode ser facilmente combinado com outros materiais utilizados nos ambientes ao redor, como em áreas gourmets integradas.”, define Leonice.

Lazer

Claro que um projeto de área externa com piscina não se resume apenas aos cuidados operacionais e de manutenções, o lazer é a principal demanda dessas áreas, e para isso também existem estratégias que podem potencializar o aproveitamento da piscina. “É muito comum que os clientes solicitem a piscina com prainha e com spa. Tendências que fazem muito sucesso para a área de lazer. A prainha em uma piscina é ideal para pessoas que desejam relaxar em uma área mais tranquila e rasa da água. Pode ser especialmente adequada para famílias com crianças pequenas, pois oferece um espaço seguro para brincadeiras na água sem a necessidade de grandes profundidades. Já o spa completa a experiência de lazer. Quando integrado à piscina, os jatos da hidromassagem são instalados em uma área reservada, que terá uma profundidade menor.”, explica Leonice.

Uma outra opção é adicionar um ofurô, ou banheira de hidromassagem, ao lado da piscina já instalada. Além disso, algumas piscinas com prainha também incluem características como jatos de água, fontes ou até mesmo elementos de design paisagístico para criar uma atmosfera mais agradável e esteticamente atraente. Esse tipo de piscina é popular em resorts, parques aquáticos e em algumas residências de luxo

Borda Infinita

Outro ponto importante que deve ser cuidadosamente pensado ao projetar uma piscina é a estética. “Ultimamente uma das estratégias mais solicitadas para abrilhantar a estética de uma piscina é a projeção da borda infinita. Um elemento estético em que a água da piscina transborda para um recipiente de captação, que pode ser uma calha ou canaleta. A borda infinita transmite à piscina uma sensação de maior amplitude, valorizando muito o ambiente, principalmente quando orientada para a natureza.”, aponta a arquiteta.

Acessórios e Decoração

Como a área gourmet deve fazer parte do ambiente da piscina, caprichar nos acessórios e na decoração escolhida para esse ambiente é primordial na intencionalidade de projetar uma piscina que será bem aproveitada e que combinará de forma elegante e sofisticada com o restante do projeto. “Mesas, balanços, guarda-sóis, espreguiçadeiras… a escolha de todos esses acessórios pode ser o diferencial e o toque final para se obter o resultado positivo de uma área gourmet e um ambiente com piscina bem projetado.”, finaliza a arquiteta Leonice Alves.

Leonice Alves:

Instagram:@leonicearq
Email: leonice@leonicealves.com
Site: leonicealves.com
Telefone: (11) 4154-6434

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *