Notícias

5 dicas essenciais para proteger e aprimorar decks de madeira contra umidade e sol

Especialista traz estratégias eficazes de cuidado e manutenção para manter decks deslumbrantes e duráveis

Com a chegada das estações mais quentes, os decks de madeira tornam-se o palco principal de momentos ao ar livre, desde reuniões familiares a encontros sociais. No entanto, o desafio de manter esses espaços não apenas esteticamente agradáveis, mas também duráveis e seguros, surge com igual intensidade. É aqui que entram em cena as técnicas apropriadas de cuidado e manutenção.

Rafael Ferreira, gerente comercial da Montana Química, destaca a importância de um tratamento adequado: “Um deck bem cuidado é mais do que uma questão estética; é um investimento na longevidade e segurança da área externa. Com as técnicas certas, é possível transformar um deck de madeira em um espaço acolhedor e resistente, preparado para enfrentar tanto a umidade quanto a exposição solar intensa.”

A seguir, um passo a passo simples com dicas do especialista:

1) Corrija imperfeições

Preencha fissuras, rachaduras, buracos de pregos e parafusos e outras imperfeições com massa antes do acabamento, para garantir um resultado duradouro. “Essa prática é significativa para prolongar a vida útil do seu deck. Assim como utilizar as ferramentas adequadas e não diluir produtos”, aconselha Ferreira.

2) Revestimento principal: selecione stain ideal

Ferreira sugere, como revestimento principal, o uso de stains à base d’água neste tipo de serviço. “Esse produto, diferentemente do verniz, não cria camada espessa ou filme sobre a superfície da madeira, reduzindo riscos de trincas e descascamentos. Quando o stain é à base de água, ajuda a reduzir o tempo de secagem e a facilitar a aplicação”, explica o especialista. “Lembre-se de que é essencial checar, também, a hidrorrepelência e a proteção UV do produto, cruciais para a durabilidade do deck.”

3) Considere alternativas de acabamento

Ferreira explica que há outras opções de acabamento. “Por exemplo, a Montana Química tem uma tecnologia de stain à base de solvente que oferece uma característica exclusiva antiderrapante para decks. Com seu inovador sistema de lixa, esta versão proporciona uma superfície segura, minimizando o risco de escorregões em áreas propícias a isso, como passarelas, escadas e píeres. Tudo dependerá do foco que o cliente quer dar ao projeto”, diz.

4) Faça manutenção preventiva simplificada

Realize limpeza e hidratação periódicas do deck. E há stains que permitem isso sem a necessidade de remover o acabamento anterior. Isso mantém o deck sempre novo e deslumbrante. O especialista ressalta que limpeza e hidratação periódicas são suficientes para revitalizar seu deck, mantendo-o sempre deslumbrante.

“Seguindo estas dicas, é possível assegurar uma proteção eficaz e uma estética impressionante para o deck de madeira, tornando o espaço externo um ponto de destaque em qualquer ocasião”, finaliza o gerente comercial.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Montana Química

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *