Notícias

Impermeabilização e manutenção de telhados e lajes sem erros

Para prevenir os problemas mais comuns em telhados, lajes e complementos, os especialistas da DRYKO apresentam orientações para deixar a casa bem protegida e seca

Devido à alta exposição às intempéries – como tempestades, ventos e sol a pino – é preciso sempre estar atento às condições de telhados, lajes de cobertura e seus complementos, como calhas, claraboias e rufos. Afinal, essas áreas estão mais propensas a desgastes e poderão levar problemas para dentro de casa, como vazamentos, infiltrações, umidade, mofo e doenças. Por esse motivo, a impermeabilização e a manutenção são essenciais atualmente. A DRYKO – uma das principais indústrias nacionais de produtos químicos para construção civil – traz dicas úteis com o objetivo de contribuir com reformas eficientes.

Como funciona?

“A impermeabilização consiste em uma técnica de aplicação de sistemas, em diversas áreas da residência, com o objetivo de proteger a sua estrutura contra a ação das águas das chuvas ou de outras origens. Nesse caso, para manter telhados e lajes impermeabilizados, esse sistema é composto pela união de alguns produtos, a fim de reforçar a proteção. Um dos exemplos está na junção da fita asfáltica com o primer em telhados de fibrocimento ou de cerâmica”, conta Joaquim Souza, gerente técnico da DRYKO.

Aplicação de fita asfáltica autoadesiva e de spray impermeabilizante em telhados, além do DRYKOLAJE TOP em uma laje / Divulgação

Vantagens

Como citado, a impermeabilização garante a estanqueidade (ou seja, impede a passagem da água e a formação de trincas, furos e porosidades), contribui para uma maior vida útil dos materiais e, também, para o conforto térmico no lar, em razão da melhoria no controle de temperatura interna. Tais características são muito importantes, tendo em vista as grandes oscilações de temperaturas ocorridas no Brasil, principalmente nos últimos anos.

No modelo da foto, telhas de fibrocimento que receberam as fitas multiuso nas versões alumínio, terracota e cinza respectivamente junto com o primer / Divulgação DRYKO

Primeiros passos:

“Antes de tudo, em casos de reparos e reformas em telhados é necessário corrigir trincas, furos e rachaduras antes das aplicações, a fim de garantir o total aproveitamento do sistema. Feito isso, a indicação é pela limpeza de base, aquela para retirar qualquer tipo de sujeira, gordura ou pó da superfície das telhas. Então, é o momento de escolher e aplicar produtos de qualidade, adequados para o seu objetivo e sempre de acordo com os tipos de materiais e a estrutura do imóvel”, comenta Fabio Silva, coordenador técnico da DRYKO.

Na imagem, as telhas recebem a proteção da fita multiuso terracota, enquanto ocorre a aplicação da fita alumínio no rufo / Divulgação

Produtos para impermeabilização de telhados e lajes:

Mantas asfálticas: configuram um sistema de impermeabilização flexível e pré-fabricado. São confeccionadas à base de asfalto modificado com polímeros e estruturantes em poliéster, fibra de vidro ou polietileno, além de acabamentos como alumínio ou polietileno (com versões autoadesivas e aplicadas com auxílio de maçarico ou asfalto quente).

Usos diversos: lajes de cobertura e telhados em geral, respeitando as limitações de cada tipo de manta, por isso é necessário sempre verificar o tipo mais adequado para cada caso. Se diferenciam de I a IV pela resistência e alongamento, sendo do tipo I, as mantas indicadas para áreas sem movimentação e as do tipo IV para áreas de grandes metragens e movimentações estruturais.

Parecem iguais, mas são bem diferentes: 1- DRYKOMANTA Vedatudo (para lajes pequenas, telhados, terraços, sacadas e varandas); 2- DRYKOMANTA GLASS (para áreas de baixas movimentações estruturais e lajes de cobertura até 200 m²); 3- DRYKOMANTA TOP (para áreas de grandes movimentações estruturais e lajes de cobertura em geral); 4- DRYKOMANTA POLIALUM (para lajes de cobertura em geral sem tráfego, marquises, calhas, telhas de fibrocimento e metálicas)

Fitas asfálticas autoadesivas: As fitas da DRYKO são compostas por adesivo de asfalto e têm acabamento de filme aluminizado, terracota ou cinza. São indicadas para ajustes pontuais e intermediários, com ótima resistência a raios solares e chuvas. Possuem boa durabilidade em função do asfalto modificado. Podem ser aplicadas em diversos tipos de superfície como telhados, toldos, coberturas, rufos, chapas metálicas, dutos de ventilação e ar-condicionado, sheds, cúpulas, vedações de domos e claraboias, além do sistema de reflexão térmica. Embalagens variadas: rolos entre 5 cm a 90 cm x 10cm.

DRYKOFITA nas versões terracota e alumínio / Divulgação

Fita líquida: consiste em uma emulsão acrílica, na cor terracota, com cargas minerais inertes e aditivos para vedação de trincas e fissuras em telhas e lajes (ocasionadas pela movimentação estrutural e furos deixados por pregos ou parafusos), impedindo a penetração de água. Pode ser aplicada em telhas diversas (fibrocimento, cerâmica, concreto e galvanizadas), lajes, calhas e rufos. Embalagem de 1kg.

Fita líquida Vedatudo / Divulgação

DRYKOPRIMER ACQUA – Para completar o sistema de impermeabilização, o primer é de grande importância. O produto consiste em uma pintura de imprimação à base de água composta de asfaltos, que garante uma cobertura com uma única demão. Para quem não conhece o processo, a imprimação é o mesmo que selar os poros da laje ou das telhas para receber a manta ou as fitas asfálticas, garantindo uma impermeabilização precisa (no caso das mantas, em áreas maiores) ou reparos eficientes (no caso das fitas). Disponível em embalagens de 1L, 3,6L e 18L.

DRYKOPRIMER ACQUA / Divulgação

A DRYKOLAJE TOP é uma resina acrílica impermeabilizante flexível, de alta resistência aos raios UV e à chuva direta, de fácil aplicação (pronta para uso e com secagem rápida), além de ótima cobertura. Consiste em uma solução para impermeabilizações de lajes de cobertura (de até 60m² e sem circulação). Também pode ser usada em telhados, calhas e rufos. Disponível em embalagens de 4kg, 12kg e 18kg.

DRYKOLAJE TOP / Divulgação

O DRYKO FOIL consiste em um filme aluminizado para isolação térmica (conhecido também como manta térmica), servindo como barreira na transmissão do calor e protegendo o forro, a laje, o madeiramento e, principalmente, os ambientes internos de possíveis goteiras. O produto foi desenvolvido e testado dentro das realidades climáticas brasileiras, tendo um excelente custo-benefício. Pode ser aplicado em telhados em geral; empreendimentos residenciais e comerciais, além de áreas que necessitam de isolação térmica. Está disponível nas versões convencional e dupla face, em rolos de 25m ou 50m. “O modelo de duas faces é ideal para residências onde o morador precisa manter o ambiente aquecido em dias frios, além de impedir a entrada do calor em dias quentes”, ressalta Joaquim Souza, gerente técnico da DRYKO.

Mantas térmicas DRYKO FOIL nas versões convencional e dupla face / Divulgação

Observação final

Nas construções brasileiras são encontrados diversos tipos de telhas e complementos, que podem variar de acordo com a região, clima, método construtivo e valor aquisitivo dos produtos. Por isso, a dica é sempre consultar um profissional experiente antes da compra dos insumos, além de contar com mão de obra especializada para as aplicações.

DRYKO

End. Estr. Bonsucesso 6001 / Rio Abaixo – Itaquaquecetuba – SP
Tel.: (11) 2088-5700
Site: www.dryko.com.br
Instagram: @drykoimpermeabilizantes

Fonte: Da Redação/Assessoria/Dryko

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *