Notícias

Casa em Trancoso relembra a arquitetura colonial do sul da Bahia

A residência, projetada pelo escritório de arquitetura Conrado Ceravolo, exalta a riqueza cultural ao mesmo tempo que promove sofisticação.

Localizada em Trancoso, Bahia, a Casa Aponem – projetada pelo escritório Conrado Ceravolo – foi concluída em 2023 e é uma homenagem à arquitetura colonial baiana, inspirada nas casas históricas do sul da Bahia. Construída para um casal com dois filhos, também é utilizada para aluguéis de temporada.

Os materiais rústicos, incluindo madeira roliça de eucalipto e alvenaria, harmonizam com a paisagem natural da região. O resultado é uma residência que se funde com o ambiente externo, trazendo aconchego para dentro.

A contribuição com a comunidade local é destaque nesse projeto, já que a grande parte dos materiais utilizados foram feitos artesanalmente por comerciantes da região, assim como o piso de barro, que além de duráveis são sustentáveis.

Apesar do terreno com pequenos declives e em formato peculiar, os arquitetos conseguiram integrar a casa com a área da piscina, sendo possível enxergar a maioria dos cômodos pelo lado de fora. A abertura da casa também permite uma ventilação constante, tornando-a naturalmente fresca, mesmo durante os dias quentes de verão, dispensando a necessidade de ar-condicionado e contribuindo para a economia de energia.

Tratando-se da distribuição dos ambientes, a suíte master ocupa o primeiro pavimento para garantir privacidade, dois quartos foram instalados no térreo e o que era uma antiga edícula no exterior da casa, foi transformada em um quarto, proporcionando em uma acomodação adicional para família, amigos ou hóspedes.

Sobre a Conrado Ceravolo:

A Conrado Ceravolo Arquitetos é resultado da parceria de mais de 20 anos dos arquitetos João Conrado e Gabriel Ceravolo, que assinam projetos de arquitetura e interiores de residências no estado de São Paulo e no sul da Bahia, além de escritórios e lojas por todo o Brasil. Baseando-se em conceitos que destacam volumes bem definidos, o contraste dos materiais e o cuidado com o desenho, João e Gabriel defendem que cada projeto tenha a própria personalidade, sem perder o caráter funcional.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Conrado Arquitetos/Fotos: OKA Fotografia

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *