Notícias

Fuplastic e TETO Brasil levarão tecnologia de método construtivo sustentável para comunidades

14 a 16/03 – Cidade do Futuro 2024: Com blocos modulares feitos com cerca de duas toneladas e meia de plástico reciclado, moradia sustentável contribui com o meio ambiente, promove dignidade e valoriza a economia circular

São Paulo, março de 2024 – Nos dias 14, 15 e 16 de março, a TETO Brasil, que atua desde 2006 pela superação da pobreza por meio da construção de moradias e projetos de infraestrutura nas favelas mais precárias do país, e a Fuplastic – indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção – apresentarão uma tecnologia de modo construtivo inovador.

A casa sustentável será exibida na Praça do Patriarca e faz parte das experiências proporcionadas pela Cidade do Futuro 2024, maior festival aberto do país com foco em unir sustentabilidade e inovação para construção de cidades, empresas e projetos mais verdes, criativos e humanos, que ocorre no Centro Histórico de São Paulo durante o período. O evento está sendo realizado pela CNB, entidade gestora, e pela empresa OFuturo, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, além de contar com a participação de mais de 50 empresas apoiadoras.

O desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis é um dos objetivos da TETO, que busca “demonstrar que a promoção da dignidade é possível de forma rápida e colaborativa, se houver o apoio e investimento necessários”, afirma Camila Jordan, Diretora Executiva da TETO Brasil. Trata-se de moradia feita com blocos modulares 100% recicláveis e que valoriza a economia circular. “Além de todo aspecto ecológico e sustentável, esse método permite que as casas sejam entregues com maior agilidade e promove a ação conjunta de jovens voluntários e moradores de favelas precárias”, conclui.

A casa sustentável em exposição será composta por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Com 54m², contará com 4.900 blocos sustentáveis – feitos de plástico reciclado semelhante a um “Lego” gigante – que representam quase 2 toneladas e meia de resíduos retirados da natureza.

“Essa instalação no centro da capital, em meio à Cidade do Futuro, nos ajudará a chamar a atenção das pessoas para três questões importantes que o evento também vai debater: sustentabilidade, moradia e inclusão social. Queremos que ideias como essas cheguem a cada vez mais pessoas. Por isso iremos trazer ao palco discussões em relação ao papel das grandes cidades no desenvolvimento sustentável do país e apresentar iniciativas inspiradoras como essa”, explica Michel Porcino, idealizador do Festival e CEO do OFuturo.

A moradia tem instalação de um dia, projeto plug & play com produto pronto, de rápida implementação e construção off-site, além de oferecer conforto térmico e acústico. As certificações da Falcão Bauer, Polibalbino e Instituto Lab System atestam qualidade de peso; de tamanho, resistência e propriedades da matéria-prima e de resistência contrafogo e fio incandescente, respectivamente.

Versátil, o método construtivo permite ajustar o tamanho de acordo com a necessidade de cada terreno, como nas comunidades precárias em que a TETO atua, onde o tamanho médio dos terrenos é de 25 a 30m² e as moradias são majoritariamente barracos de madeira, com teto de lona e chão de terra batida. Por ser modular, a casa construída pela organização em parceria com a Fuplastic pode ser erguida em “L”, vagão ou quadrado, por exemplo, conforme o formato do espaço disponível.

Além de promover a dignidade para a família que a recebe, a moradia incentiva o pertencimento. As comunidades precarizadas geralmente estão em locais de difícil acesso, o que impossibilita subir o caminhão munck com a casa montada. “Como a montagem precisa ser feita no local, a própria família consegue ajudar, as crianças vão encaixando os blocos, o que cria o envolvimento e o sentimento de pertencer nos moradores. Além de ser sustentável do começo ao fim: traz o destino correto para o plástico entregando moradia de qualidade e digna para as pessoas em situação de vulnerabilidade, diminuindo o impacto social e os danos ao meio ambiente”, afirma Bruno Frederico, CEO da Fuplastic.

Projeto 1.000 casas

A falta de infraestrutura, como acesso à água e saneamento, e barracos com lonas e chão de terra batida são a realidade nas comunidades precárias do Brasil. Junto com a Fuplastic, a TETO quer alcançar o número de 1.000 moradias construídas com esta tecnologia. Para isso, além das ações de voluntariado na montagem das habitações, as contribuições financeiras e parcerias com empresas, são essenciais para este objetivo. As contribuições podem ser feitas diretamente à instituição, por meio de seu site teto.org.br.

Serviço – Festival Cidade do Futuro 2024

De 14 a 16 de março

Das 10h às 18h30

Local: Triângulo Histórico – Centro Histórico de São Paulo

Ingressos – https://www.sympla.com.br/evento/festival-cidade-do-futuro-2024-negocios-inovacao-e-sustentabilidade/2316903?referrer=www.google.com

Sobre a Cidade do Futuro

Entre os dias 14 e 16, o festival irá promover a ocupação de locais icônicos do centro histórico de São Paulo, trazendo as principais tendências globais de inovação e sustentabilidade com a presença de especialistas de diversas partes do Brasil para participação em palestras, painéis, rodadas de negócios, workshops e muitas experiências diferentes. O evento é gratuito e está relacionado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas, com mais de 20 arenas, 200 palestrantes, 200 horas de programação. Mais informações em www.cidadedofuturo.com.www.sympla.com.br.

Sobre a TETO Brasil

A TETO atua desde 2006 no Brasil mobilizando jovens voluntárias e voluntários a trabalharem junto com famílias que vivem em favelas precárias para construir soluções emergenciais de moradia e habitat capazes de promover e potencializar o acesso a uma vida mais digna, justa e sem pobreza. Em sua história, a organização já mobilizou mais de 80 mil pessoas voluntárias, impactou mais de quatro mil e oitocentas famílias com moradias de emergência e construiu ao menos 300 projetos de impacto comunitário.

Sobre a Fuplastic

Indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, a Fuplastic é 100% sustentável e recicla e ressignifica plástico em produtos de qualidade e relevância. Fundada em 2016, a companhia oferece uma nova forma de construir com versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis. Marcas como Chilli Beans, Claro, DHL, Enel, Havaianas, Localiza, MC Donald´s, Oakberry, Swift e Vivo aderiram às estruturas com blocos modulares ou caixa de passagem. Inovação e adequação dos projetos, de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes, foram levadas para todo Brasil e já chegaram a 14 países da América do Sul, América Central e Europa. www.fuplastic.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Fuplastic

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *