Construir Reformar

Películas inteligentes e os benefícios de trabalhar com acesso à luz natural

Soluções com fabricação nacional oferecem inovação e ambientes mais saudáveis para setor imobiliário

Diversas pesquisas reforçam o quanto é importante ter luz no local de trabalho. De acordo com uma pesquisa de 2015, publicada na revista Chronobiology International, a falta de exposição à luz natural no trabalho está relacionada a níveis elevados de cortisol e níveis mais baixos de melatonina durante a noite, o que, por sua vez, está relacionado a sintomas depressivos e pior qualidade de vida.

Para profissionais que atuam em escritórios, agências ou mesmo home office, nem sempre é possível contar com a presença de espaços ao ar livre. Dessa forma, o uso de vidros tem sido cada vez mais procurado para trazer mais elegância e iluminação natural para ambientes internos. Além disso, essa alternativa oferece mais segurança, privacidade e sustentabilidade, quando associadas às novas tecnologias.

É nesse cenário que empresas como a Exclusif, fabricante especializada em películas inteligentes, oferecem soluções inovadoras para transformar ambientes de trabalho em ambientes mais iluminados com luz natural.

Já em 2020, outro estudo publicado na revista International Journal of Environmental Research and Public Health concluiu que a presença de janelas que permitam a entrada de luz natural no local de trabalho e uma vista agradável ajudava a aumentar em média 37 minutos o sono dos funcionários, que também obtiveram pontuações 42% mais altas em simulações cognitivas projetadas para avaliar seu desempenho na tomada de decisões.

Entre as vantagens, estão a economia de luz elétrica. A tecnologia também bloqueia até 99,9% dos raios ultravioletas (UV) e até 99,9% dos raios infravermelhos (IR), resultando em redução de temperatura em até 10%, em comparação com ambientes nas mesmas condições.

Stefano Veludo, sócio fundador da Exclusif, recomenda a aplicação de películas inteligentes como alternativa para tornar os ambientes mais saudáveis, além de tornar o espaço mais sustentável, pois o produto também oferece benefícios significativos na economia de energia, além de privacidade, quando necessário.

“A película inteligente bloqueia os raios ultravioleta e infravermelhos que contribuem para o aquecimento de cada local. Isso permite uma eficiência energética de até 25% na conta final de luz, levando em consideração o uso de ar-condicionado, iluminação e ventilação em diversos ambientes, como residências – incluindo banheiros – além de hospitais, hotéis, fachadas, vitrines e escritórios”, destaca o profissional.

O produto atua também como antivandalismo, aumentando a resistência do vidro em até 10 vezes, e como tela de projeção, transformando vidros comuns em superfícies interativas. É ideal para ambientes como UTIs, clínicas de saúde, estéticas e odontológicas, pois sua superfície sem poros não retém poeira e bactérias.

Sobre Stefano Velludo

Stefano Velludo, fundador da Exclusif empresa especializada na fabricação e aplicação de películas inteligentes para mercado imobiliário de alto padrão. Formado em Marketing e Publicidade, já atuou na criação de startups.

Ao perceber a escassez de inovação no mercado brasileiro de arquitetura e construção, especialmente para o bem-estar pessoal, iniciou a trajetória como fabricante de películas inteligentes que, há 10 anos, oferece soluções tecnológicas para imóveis.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Stefano Velludo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *