Notícias

Cabo feito de polietileno verde, da linha ECO, é a aposta da Sil Fios e Cabos Elétricos na FEICON 2024

Unindo inovação e respeito ao meio ambiente, a SIL se destaca mais uma vez e aumenta o portfólio com o novo Cabo Flexível AtoxSil Eco 750V

Guarulhos, abril de 2024. A Sil Fios e Cabos Elétricos, renomada empresa fabricante de cabos de baixa tensão, com um compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade, apresenta o Cabo Flexível AtoxSil Eco 750 V, na FEICON 2024, maior feira do setor de construção civil da América Latina, entre os dias 2 e 5 de abril, no São Paulo Expo (SP).

Desenvolvido com composto isolante de última geração, essa novidade usa polietileno verde e marca um avanço significativo na busca por soluções ecologicamente responsáveis na indústria de produtos elétricos. O Cabo Flexível AtoxSil Eco 750 V é o resultado de extensas pesquisas e desenvolvimento focados em oferecer não apenas um produto de qualidade superior, mas também um impacto ambiental reduzido. O polietileno verde, obtido a partir de fontes renováveis, é uma alternativa sustentável aos materiais convencionais, sem comprometer a qualidade ou a segurança dos cabos.

Novidade da SIL na Feicon, o Cabo Flexível AtoxSil Eco 750 V, com isolação de composto termoplástico não halogenado, tem impacto ambiental reduzido | Imagem: Divulgação

O AtoxSil Eco 750 V possui uma isolação de composto termoplástico não halogenado (LSHF/A), com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos em caso de incêndio. Mas a principal diferença desse composto é o biopolietileno produzido a partir da cana de açúcar, ou seja, trata-se um produto vegetal, popularmente chamado de plástico verde, que usa fonte renovável para sua fabricação. Ele também é 100 % reciclável após o descarte, perfeito para originar outras aplicações.

“Ao introduzir nossa linha Eco de condutores elétricos com polietileno verde, estamos reafirmando nosso compromisso com a inovação sustentável e proporcionando aos nossos clientes soluções que atendam às suas necessidades colaborando com o meio ambiente. Estamos entusiasmados em fazer parte deste avanço rumo a um futuro mais verde e esperamos continuar liderando o caminho na indústria elétrica”, declara Pedro Morelli, Gerente Comercial e Marketing da Sil Fios e Cabos Elétricos.

Benefícios do Biopolietileno

A aplicação do biopolietileno obtido a partir da cana de açúcar traz inúmeros benefícios do ponto de vista de sustentabilidade e da redução das emissões de CO2. A produção dele, a partir da cana de açúcar, representa uma alternativa renovável, que emprega matérias-primas provenientes de fontes naturais e renováveis, ao contrário do polietileno convencional, fabricado a partir de petróleo ou gás natural (recursos não renováveis).

A cana de açúcar, além de ser uma fonte renovável, absorve CO2 durante seu crescimento, o que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. “Ao adotar o plástico verde na fabricação do Cabo Flexível AtoxSil Eco 750V, a SIL está contribuindo para a redução das emissões de CO2 na cadeia produtiva, uma vez que produtos provenientes de fontes renováveis e menos poluentes têm um impacto ambiental menor. Além disso, há o incentivo ao desenvolvimento de uma economia circular, onde os materiais são produzidos, utilizados e reciclados de forma mais inteligente”, detalha Robson Jorge, Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Sil Fios e Cabos Elétricos.

Mais do que o respeito ao meio ambiente, a linha Eco da SIL oferece os mesmos altos padrões de confiabilidade, durabilidade e versatilidade que os clientes esperam da marca. O Cabo Flexível AtoxSil Eco 750 V pode ser aplicado em todos os tipos de instalações internas e fixas, especialmente para locais de alta densidade de ocupação e/ou com condições de fuga difíceis, conforme exige a norma NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, que cita a norma NBR 13570 Instalações elétricas em locais de afluência de público — Requisitos específicos. Nesta norma, esses locais são classificados como BD2, BD3 e BD4*. Para atender aos requisitos normativos e garantir a segurança de pessoas, animais e conservação de bens, este produto não propaga chamas, é livre de halogênios, apresenta baixa emissão de fumaça e gases tóxicos na presença de fogo.

*BD2: Baixa densidade de ocupação. Percurso de fuga longo (edificações residenciais com altura superior a 50 m e edificações não residenciais com baixa densidade de ocupação e altura superior a 28 m);

*BD3: Alta densidade de ocupação. Percurso de fuga breve (teatros, cinemas, lojas de departamentos, escolas. Edificações não residenciais com alta densidade de ocupação e altura inferior a 28 m);

*BD4: Alta densidade de ocupação. Percurso de fuga longo (locais de afluência de público de maior porte, como shopping centers, grandes hotéis e hospitais, estabelecimentos de ensino que ocupam diversos pavimentos de uma edificação etc. Edificações não residenciais com alta densidade de ocupação e altura superior a 28m).

SIL na FEICON 2024 com a Rádio Energia 97FM

Para os apaixonados por futebol, os visitantes que passarem pelo estande da SIL nos dias 3 e 4 de abril, das 17h30 às 20h, vão conhecer de perto os locutores e comentaristas do programa de rádio Estádio 97, transmitido pela rádio paulistana Energia 97FM. O Estádio 97 trará toda sua energia e irreverência para os visitantes da FEICON 2024. Sua formação atual reúne os são paulinos Sombra, Mota e Marcão, os corinthianos Mano e Lele, o palmeirense Domenico Gatto, o santista RG02, o gremista Vieira, o mancheteiro Bento e o cruzeirense Portuga.

SIL na FEICON 2024

Até 05 de abril 2024
São Paulo Expo: São Paulo Expo: Rod. Dos Imigrantes, km. 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo, SP
Estande F010
www.feicon.com.br
@feiconoficial

Fonte: Da Redação/Assessoria/Sil

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *