Notícias

Casa inteligente: 5 tendências sustentáveis para residências

De acordo com João Lobato, arquiteto e urbanista da GrowT, startup focada em projetos de engenharia, tecnologias sustentáveis estão em alta, podem ser acessíveis e ajudam a diminuir gastos

Tecnologias sustentáveis para implementar em residências estão em alta, principalmente por contribuírem com o meio ambiente. Apesar de não parecer, muitas dessas tendências são acessíveis e, a longo prazo, ajudam a economizar energia, água e, consequentemente, diminuir custos.

“Apostar em aquecedor solar e torneira com fechamento automático, por exemplo, vão fazer diferença nas contas de energia e de água, ou seja, são apostas inteligentes e que não têm um custo tão alto na hora de construir”, afirma João Lobato, arquiteto e urbanista da GrowT, startup focada em projetos e engenharia.

Pensando nisso, o profissional listou algumas dessas tendências, que cabem no seu bolso e podem ajudar a economizar futuramente. Confira:

Aquecedor solar

Crédito: canva

Ao falarmos de tecnologias sustentáveis, podemos pensar em aquecedores solares, que são placas que absorvem a radiação solar. “Através dessas placas coletoras, a tecnologia capta o calor do sol para aquecer a água usada em banheiros, cozinhas e piscinas, substituindo aquecedores elétricos, que aumentam e muito a conta de luz”, explica.

Iluminação LED

Crédito: canva

A iluminação com LED traz alguns benefícios, além de ser a preferência para muitas pessoas. Entre essas vantagens, podemos destacar a economia de energia em cerca de 50% a 80% se comparado com tecnologias tradicionais. Além disso, resulta na redução de emissão de carbono.

“É muito eficiente, pois produz mais luz por watt consumido e isso pode ser sentido na conta de luz, reduzindo os custos”, explica João.

Torneira com fechamento automático

Crédito: canva

Apesar de não ser novidade, as torneiras com fechamento automático estão cada vez mais presentes em residências. “Elas são comuns em shoppings ou outros ambientes comerciais, mas podem ser muito úteis em casa também”, comenta o arquiteto. Esse tipo de torneira é acessível, além de evitar o desperdício de água.

Chuveiro pressurizado

Crédito: canva

O chuveiro com pressurizador é uma opção confortável que não gasta mais energia elétrica do que outros chuveiros. “Neles, encontramos uma peça que traz uma eletrobomba que bombeia a água da cisterna ou da caixa d’água”, comenta.

Cisterna

Crédito: canva

Apostar em uma cisterna é uma ótima maneira de economizar, pois ela vai ajudar no consumo consciente de água e, consequentemente, reduzir as despesas de casa.

De acordo com João, esses novos modelos de captação de água estão se popularizando para uso residencial por não necessitarem de obras para instalação, tornando-se assim, mais acessíveis. “As cisternas podem ser compactas e feitas de fibra ou plástico. Elas permitem a captação da água da chuva, com proteção contra sujeira para o uso em diversas tarefas, como lavagem da rua, descargas, entre outros”, finaliza.

Sobre a GrowT – Foi fundada em 2019 com foco em soluções inovadoras e personalizadas dentro do mercado de construção civil. Atualmente, a empresa comandada por Rafael Forato, João Lobato e Takeshi Moriyama se dedica em incorporações e prestação de serviços obras e projetos, além da elaboração de projetos de arquitetura desde a concepção até o projeto executivo, coordenação e compatibilização dos projetos complementares através da metodologia BIM (Building Information Modeling).

Fonte: Da Redação/Assessoria/Fotos: Divulgação/Canva

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *