Notícias

AGEMS vistoria mais de 300 veículos de fretamento para garantir a segurança do transporte

De olho na qualidade e segurança, a Agência Estadual de Regulação (Agems) acaba de realizar mais uma sessão de vistoria mecânica em 316 veículos do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros no interior do estado. São ônibus e vans que atuam, especialmente, na modalidade de fretamento.

Durante 12 dias, a equipe de inspeção esteve em garagens e sedes de diferentes empresas para atestar as condições obrigatórias dos veículos para a prestação do serviço.

“É uma obrigação dos operadores manterem os veículos com a qualidade exigida para que o passageiro viaje com segurança. E nós estamos cumprindo nosso compromisso de checar se eles estão regulares”, explica o diretor de Transportes, Matias Gonsales.

Semestral

Pelo regulamento da Agência, todos os carros que transportam passageiros, nas linhas e no fretamento, devem ser vistoriados a cada seis meses. É uma ação permanente, que acontece de acordo com o vencimento das verificações anteriores, e o agendamento deve ser pedido pelo transportador.

Na operação desencadeada entre o fim de maio e a primeira quinzena de junho, a equipe de mecânica da Câmara Técnica de Transportes inspecionou ônibus e micro-ônibus em mais de dez cidades da Grande Dourados, regiões Sul e Cone Sul: Eldorado, Mundo Novo, Naviraí, Angélica, Nova Andradina, Ivinhema, Dourados, Caarapó, Rio Brilhante, Deodápolis e Fátima do Sul.

Também foi ao Paraná, onde vistoriou ônibus da empresa Umuarama, sediada no município de mesmo nome, e que opera em linhas de MS.

A avaliação considera o estado geral do veículo. A regularidade da mecânica de direção e freio; a correção dos instrumentos de sinalização e pneus; a presença do cromotacógrafo para registro do controle de velocidade, do cinto de segurança, de extintor de incêndio; as condições do para-brisa e das outras vidraças estão entre os tópicos checados para assegurar que o carro tem as condições adequadas para transporte de passageiros.

“É um trabalho que fazemos com muito cuidado, para atestar se está tudo certo. Muitas vezes identificamos no próprio local a necessidade de trocar um para-brisa, de incluir um equipamento de segurança que está faltando, e isso é feito na hora pela empresa”, conta José Luiz Florença, chefe da inspeção veicular na Agems há mais de 20 anos. “O veículo só é aprovado se comprovar que está com tudo regular”.

Trabalhadores, turistas e estudantes

A maior parte das frotas vistoriadas nessa operação é de veículos que atendem ao fretamento, especialmente de trabalhadores na região mais ao sul do estado, onde é grande a movimentação de mão de obra para as agroindústrias.

O trabalho também visou a legalidade dos carros contratados para levar estudantes universitários entre diferentes cidades e pessoas que viajam a turismo.

“Tudo isso demonstra o quanto é importante o trabalho da Agems e o quanto é importante o serviço legalizado”, destaca o diretor-presidente da Autarquia, Carlos Alberto de Assis. “Nós cuidados do transporte de linhas, nós estabelecemos os limites do fretamento, e nesses dois tipos de serviço, nós estamos presentes para verificar a regularidade do transportador”.

Fonte: Da Redação/AGEMS

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *