Notícias

Não tem galho: quatro tipos de jardins para cultivar em espaços reduzidos

De flores a temperos, veja opções para trazer a natureza para dentro de casa

Cultivar plantas é uma atividade que ajuda a relaxar e a aliviar o estresse, proporcionando bem-estar, como comprovam diversos estudos. Ter um jardim traz diversos estímulos sensoriais, desperta nossos sentidos e nos ajuda a estar mais presentes no momento.

Se engana quem pensa que, para ter acesso a estes benefícios, é preciso ter uma casa e um quintal espaçoso. É possível fazer um jardim em diversos espaços, mesmo que seja em uma sacada em um apartamento, ou até mesmo em ambiente interno. Vasos, cachepôs e floreiras são aliados na hora de aproveitar certos cantinhos da casa.

Confira quatro tipos de jardins para pequenos espaços:

Com o kit de jardinagem Tramontina, a manutenção do seu jardim está garantida (Divulgação/Tramontina)

Colorindo a casa

Quem gosta de flores e não abre mão de um jardim multicolorido também encontra boas opções de espécies que se dão bem tanto em sacadas quanto dentro de casa. Com cores vivas e variadas, os gerânios deixam lindos vasos e floreiras. Bastante populares, as violetas são compactas e charmosas, embora sensíveis – nunca molhe suas folhas e flores, apenas a terra.

Gerânios e violetas são uma boa aposta para locais com luz solar direta. Se este não for seu caso, a dica são os antúrios, que preferem iluminação indireta e também são simples de cuidar. As três espécies têm a vantagem de florescerem a maior parte do ano, deixando o ambiente sempre alegre.

Composição verde

Embora precisem de luz, nem todas as plantas gostam de receber sol diretamente. Algumas, que se dão melhor à sombra, são ótimas para ter dentro de casa e, juntas, podem formar uma bela composição. Dentre as diversas espécies de samambaias, algumas menores (como a mini samambaia, samambaia americana, samambaia argentina ou samambaia-renda-francesa). Elas podem ser suspensas em um suporte de parede, liberando espaço no chão, ou até ficar no alto de uma estante, prateleira ou mesmo de um banco.

A espada-de-são-jorge é uma planta de fácil adaptação (Divulgação/Tramontina)

Outra espécie que se dá bem em ambientes internos é a espada-de-são-jorge. Além de decorar, muitos acreditam que ela tenha o poder de proteger o ambiente, podendo ser posicionada na entrada da casa. Já a zamioculca é uma folhagem resistente e de fácil adaptação, que precisa de luz indireta. Ela pode ser plantada na terra ou cultivada diretamente na água, como uma planta hidropônica.

Mas atenção: tanto a espada-de-são-jorge quanto a zamioculca são plantas tóxicas, então cuidado, principalmente se você tiver crianças ou bichinhos em casa.

Coleção de suculentas

Fáceis de cultivar, os cactos e suculentas são opções ideais para os iniciantes ou aqueles que simplesmente não têm tempo para muitos cuidados. Estes tipos de plantas não gostam muito de umidade, então opte por um vaso ou cachepô que tenha furinhos no fundo ou as marcações para furar. Para ajudar ainda mais na drenagem, utilize uma camada de argila expandida e não se preocupe em regar com muita frequência. Uma boa dica é utilizar um pulverizador, em vez de um regador, aproximadamente uma vez por semana em épocas mais secas. Assim, você evita exagerar na dose.

Hortinha de temperos

Outra ideia é fazer uma mini horta. Se você gosta de cozinhar, pode plantar temperos variados e tê-los sempre ao alcance da mão. Alecrim, manjericão, salsinha, orégano, tomilho, as opções são as mais variadas e dependem do seu paladar! Escolha seus preferidos e plante em pequenos vasos, que podem ficar no parapeito da janela da cozinha ou em uma bancada que o sol alcance ou mesmo na sacada. Conforme o espaço disponível, é possível até mesmo fazer uma horta vertical, pendurando os vasos em um painel na parede. Além de prático, se torna um item a mais na decoração.

O vaso autoirrigável da Tramontina é uma opção compacta, para quem tem pouco espaço para uma horta (Divulgação/Tramontina)

Morar em um local pequeno não é empecilho para ter seu jardim. Pesquisando atentamente as necessidades específicas de cada planta antes, você pode escolher as que mais combinam com o seu estilo e da sua casa.

Não esqueça também de providenciar um kit básico de jardinagem com as ferramentas adequadas para facilitar o plantio e os cuidados posteriores. Uma pequena pá para cavar, trocar a planta de vaso ou acrescentar outros substratos é essencial. Conte ainda com um ancinho ou garfo para ajeitar e mexer a terra. Uma tesoura de poda também é uma boa pedida para tirar galhinhos e folhas secas, o que ajuda a manter as plantas saudáveis. Para ajudar na irrigação, um regador ou borrifador, para as mais delicadas, também são indispensáveis.

No site da Tramontina, você encontra estes e muitos outros produtos para auxiliar no plantio e na manutenção de plantas na sua casa. Confira em https://global.tramontina.com/departamento/jardinagem.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Tramontina

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *