Construir Decorar

Harmonia Perfeita: Arquitetura e Decoração de imóveis

A sinergia entre arquitetura e construção civil e as tendências inspiradoras que transformam a estética dos apartamentos em lares acolhedores

A arquitetura exerce um papel fundamental na construção civil, atuando como elo importante entre a funcionalidade e a estética dos empreendimentos. Além disso, a busca por espaços aconchegantes e personalizados tem impulsionado tendências inovadoras em decoração de apartamentos, proporcionando ambientes harmoniosos e cativantes.

“A arquitetura vai além da definição das dimensões dos compartimentos e estruturas dos prédios. Produz a essência dos espaços que vivemos e define como iremos nos conectar com o entorno. Os arquitetos têm a missão de conceber projetos que equilibrem a utilidade, o bem estar e a beleza, atendendo às necessidades dos moradores e incorporando elementos que enriqueçam e otimizem o cenário urbano”, afirma Maria Fernanda, Gerente de Arquitetura da HM Engenharia.

Profissionais desta área têm sido desafiados a buscar soluções sustentáveis e ecoeficientes, integrando tecnologias inovadoras e materiais de baixo impacto ambiental. Valorizamos a estética, layouts inteligentes e fluidos, espaços abertos, iluminação natural, trazendo mais conexões com a natureza, tudo para melhorar a qualidade de vida dos usuários.

Transformando espaços em refúgios inspiradores

A decoração de interiores desempenha um papel decisivo na forma como os apartamentos são percebidos, permitindo a expressão da individualidade e a criação de atmosferas que refletem a identidade de cada lar.

As tendências recentes têm se voltado a um mix de estilos que valorizam desde a simplicidade e a funcionalidade, até estilos maximalistas, que trazem ambientes alegres e descontraídos; O que vale hoje é explorar toques pessoais, com criatividade e ousadia. Se reconhecer no espaço é fundamental para querer viver ali.

1 – Minimalismo Revisitado: Linhas limpas, cores neutras e poucos móveis, aliados à funcionalidade, são a essência do minimalismo. A tendência agora se reinventa com o uso de materiais naturais e peças de design exclusivas, criando ambientes sofisticados e serenos.

2 – Maximalista: Neste estilo o foco é ter móveis muito confortáveis, bem distribuídos, gerando espaços de circulação funcionais. Cores sóbrias fazem o fundo e os detalhes ganham um mix de cores, texturas e estampas. Quadros, tapetes e objetos ajudam a compor estes ambientes, quanto mais melhor. Cai muito bem misturar coleções, acervos da família, detalhes geométricos e cores vibrantes.

3 – Sustentabilidade em Foco: O uso de materiais reciclados e a valorização de produtos artesanais têm ganhado destaque. Incorporar elementos sustentáveis à decoração é uma forma de imprimir autenticidade aos ambientes e contribuir para um futuro mais consciente.

4 – Natureza Dentro de Casa: Pequenos jardins, hortas, vasos de plantas e a utilização de cores inspiradas na flora são maneiras de trazer a natureza para dentro dos apartamentos.

5 – Smart Homes: A tecnologia tem invadido nossos lares. Automação residencial, sistemas de controle por voz e dispositivos interconectados oferecem conforto, segurança e praticidade aos moradores.

“Na construção civil, a arquitetura e a decoração, atuando em conjunto, conseguem proporcionar espaços mais eficientes, que tragam conforto, acolham e estimulem a convivência.

O futuro do design de interiores nos reserva ambientes com menos regras e mais conectado ao indivíduo. Com o boom das redes sociais, tanto os conceitos, quanto as peças de decoração, estão cada vez mais acessíveis e as pessoas estão descobrindo o quanto é gostoso expressar sua personalidade dentro do seu lar através da decoração. São infinitas possibilidades”, finaliza Maria Fernanda, Gerente de Arquitetura da HM.

Sobre a HM Engenharia

Há mais de 47 anos, a HM Engenharia, uma empresa do Portfólio Mover, trabalha para transformar o sonho da casa própria em realidade para milhares de famílias. É reconhecido o valor do primeiro imóvel para as pessoas, por isso é comemorado cada empreendimento como um marco na história de vida dos clientes. Eles estão no centro do negócio, sempre prezando pela excelência no atendimento e a tecnologia como parte do DNA da companhia.

Desde que a história começou, já foram projetadas e construídas mais de 140 mil unidades habitacionais, estando presente em mais de 120 cidades do país. A construtora trabalha com empreendimentos completos, etapa por etapa: da concepção da planta aos últimos detalhes do acabamento.

Fonte: Da Redação/Assessoria/HM Engenharia

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *