Decorar

Lâmpada LED na decoração? Novos modelos podem trazer mais charme para ambientes internos e externos

Mercado aposta em novas possibilidades como fita de led, lâmpadas coloridas e lâmpadas com estilo retrô para inovar na hora de decorar; conheça as opções

Já é consenso. A lâmpada LED é a queridinha do Brasil. Quem diz isso são os dados de vendas da Amazon: das dez lâmpadas mais vendidas no país, seis são LEDs. O modelo tradicional bulbo é um dos preferidos na hora da compra, e quem mostra isso são os dados de venda da Foxlux, empresa do grupo Vellore de iluminação e materiais elétricos. Mais de 6 milhões de lâmpadas LED vendidas em 2022. Mas hoje, além da versatilidade da bulbo, o mercado oferece uma gama de opções, perfeitas para decorar diversos tipos de ambiente.

“Apesar da lâmpada LED já ser conhecida por sua eficiência e economia, as pessoas costumam ousar pouco quando o assunto é uso de iluminação na decoração. O formato bulbo é coringa, e hoje existem outros modelos também que podem fazer a diferença na decoração de um ambiente, seja interno ou externo”, conta Diego Prestes, gerente de compras da Foxlux. Bulbo ou não, economia é palavra-chave quando se fala em lâmpada LED, afinal, dados da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) mostram que o modelo garante um consumo reduzido de energia que pode chegar a 65% se comparado às lâmpadas fluorescentes.

Hoje muitos modelos podem ser utilizados na decoração de um ambiente. Foto: divulgação

Prestes ainda lembra que o modelo da lâmpada LED não interfere nesse processo de economia. “Não faz diferença o modelo. As lâmpadas LEDs, em qualquer formato que sejam ofertadas, oferecem maior eficiência energética e é isso que garante a redução no consumo de luz”, explica ele. Pensando nisso e nas novas possibilidades de decoração com a lâmpada LED, listamos aqui alguns modelos diferenciados e formas de utilizá-los na hora de decorar a sua casa. Confira:

1 – Fita LED

A fita LED é uma novidade versátil e que oferece uma iluminação indireta, discreta e elegante. O modelo, que oferece um lado colante, é ideal para aplicar em balcões, estantes, sancas de gesso, atrás de móveis. A criatividade é o limite para a utilização desse modelo, que possui fácil instalação. Outra vantagem do modelo – além da economia – é que ele é oferecido em variadas cores, garantindo efeitos diferenciados para cada ambiente. “Uma dica bacana para quem tem escada em casa, por exemplo, é aplicar a fita LED embaixo dos degraus. Além de conferir um estilo único, ainda se torna bastante funcional, assim como em armários de livros, trazendo charme e funcionalidade na hora de procurar algo”, diz Diego.

Fita LED pode trazer charme para os espaços. Foto: divulgação

2 – Lâmpada LED filamento

O modelo está em alta. Isso porque muitos são apresentados num formato retrô, perfeitas para usar de forma aparente. Os modelos de filamento LED podem compor ambientes sozinhas, ou ainda, serem utilizadas como acessórios se unidas a uma luminária num estilo mais industrial, por exemplo. “Usar esse modelo em cima de uma mesa de forma pendurada, por exemplo, pode fazer toda a diferença numa sala de jantar. Se dispostas em alturas diferentes, o charme fica ainda maior”, diz Diego.

Lâmpada de filamento traz um ar retrô. Foto: divulgação

3 – Lâmpadas LED coloridas

Nem sempre é fácil compor um ambiente com luz colorida. Mas com criatividade, é possível criar um ambiente inusitado e ainda conferir uma identidade única na decoração da sua casa. Na área externa, são ideais para destacar caminhos, ficarem próximas à vegetação ou ainda, iluminar espaços como jardim e piscina, por exemplo. Cordões de lâmpada são excelentes opções e super fáceis de fazer. Já no ambiente interno é sempre importante escolher as cores mais adequadas. “Sempre bom optar pela opção azul ou verde, que são cores que acalmam os ambientes”, finaliza Prestes.

Sobre o Grupo Vellore

O Grupo é uma empresa sediada em Pinhais (PR), e que possui em seu guarda-chuva as marcas Foxlux, que comercializa materiais elétricos e de iluminação, e Famastil, conhecida marca de ferramentas, além da Vellore Ventures, aceleradora de startups. O Vellore possui hoje mais de 200 colaboradores e conta com uma fábrica com mais de 7 mil m² e um centro de distribuição com 10 mil m². Recentemente, a marca ficou na 10ª posição das empresas paranaenses com maior faturamento entre empresas atacadistas e distribuidores, chegando a faturar R$ 264 milhões em 2022.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Grupo Vellore

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *