Notícias

Sete dicas para escolher o chuveiro ideal para a temporada quente

Potência, consumo de energia, controle de temperatura e segurança são apenas alguns dos itens a serem observados. Especialista orienta sobre como garantir banhos relaxantes e refrescantes durante o verão

Os dias de calor dos últimos tempos são apenas uma amostra do que a estação mais quente do ano promete para a temporada 2023/2024. Para evitar desidratação, inchaços e intoxicação alimentar provocada pela proliferação de microorganismos, fungos e bactérias em ambientes úmidos, os cuidados com a saúde precisam ser intensificados. Além disso, nesses períodos abafados, um bom banho sempre vem como refúgio para se refrescar e para relaxar.

“Por isso, a escolha de um bom chuveiro que traga realmente uma experiência de banho, para descarregar a tensão que vem com as altas temperaturas, é tão importante. Muita gente se preocupa em garantir a água quentinha no inverno, mas o verão também requer equipamentos que promovam comodidade e economia”, lembra Enio Bernardes, diretor da Sintex, indústria de chuveiros elétricos e torneiras.

Enio destaca que chuveiros não são equipamentos substituídos com frequência e que, apesar do mercado ter uma infinidade de opções, é possível adquirir peças que atendam às necessidades tanto nas estações mais frias quanto nas altas temperaturas. Entre os quesitos a serem observados ao adquirir um chuveiro elétrico, estão:

  • Potência: a potência do chuveiro determina a quantidade de água que ele é capaz de aquecer. Quanto maior a potência, mais quente a água ficará. No verão, é recomendado escolher um chuveiro com potência moderada, de até 5.500 W (watts), que garantirá que a água atinja a temperatura ideal rapidamente, considerando que no verão ela já vem da rede geralmente mais morna. No inverno, equipamentos com até 7.000 W oferecem maior comodidade e alto aquecimento. Um alerta: consulte um eletricista para conferir se o imóvel possui instalação correta para chuveiro com 7.000 W.
  • Consumo de energia: o consumo de energia do chuveiro elétrico é determinado pela sua potência. Quanto maior ela for, maior o consumo de energia. Para economizar, escolha um chuveiro com potência adequada às suas necessidades. Entre os modelos de destaque no portfólio da Sintex, estão as duchas Top Banho 4 Temperaturas e a Top Banho Black Piano: por conta do seletor Eco, que garante economia de até 70% de energia elétrica em potência econômica. O modelo Banho Quente também segue o mesmo desempenho de redução do consumo de energia elétrica.
  • Jato de água: os chuveiros elétricos podem ter diferentes tipos de jato de água, como chuva, massagem e turbo. No verão, é recomendado escolher um chuveiro com jato de água forte, para refrescar o corpo rapidamente. Os modelos Top Banho também possuem um exclusivo jato central, com maior abertura, que proporciona jatos de água de até 40 cm.
  • Sistema de aquecimento: os equipamentos existentes no mercado vêm com variados tipos de resistências. No geral, esse dispositivo dura mais de dois anos – e além da frequência com que é acionado, outros fatores contribuem com o seu desgaste, como por exemplo, o contato com o cloro da água, que pode corroer os componentes. Para simplificar para o consumidor, a Sintex diferencia os dispositivos por cores: a preta é para chuveiros ou torneiras elétricas de três temperaturas; a azul é para os aparelhos de quatro temperaturas; e a bege para chuveiros e duchas elétricas que possuem regulagem eletrônica de temperatura.
  • Controle de temperatura: dê preferência a um chuveiro que ofereça opções de controle de temperatura. Isso permitirá que você ajuste a temperatura da água de acordo com sua preferência, garantindo um banho mais confortável. Além dos modelos Top Banho e Banho Quente, a Ducha Eletrônica Sintex também oferece haste de controle de temperatura à distância, facilitando a regulagem.
  • Segurança: é importante verificar se o chuveiro possui sistema de segurança contra choques elétricos. Todos os chuveiros e torneiras Sintex com regulagem possuem um isolador elétrico, que impede a troca de temperatura com o equipamento ligado, evitando faíscas. Os produtos com regulagem eletrônica possuem uma trava automática de segurança impedindo a passagem da corrente elétrica no ato da troca de resistências.
  • Manutenção: considere a facilidade de manutenção do chuveiro elétrico. Algo pouco lembrado, mas que merece total atenção, é quanto à praticidade de limpeza do equipamento. Opte por modelos que sejam de fácil higienização, pois isso prolongará a vida útil do aparelho.

Além dos fatores citados acima, o design do chuveiro também tem um peso significativo na escolha da peça ideal, assim como outros quesitos, como os diferenciais de cada modelo. “Em um mercado cheio de opções, estar atento ao plus que os equipamentos trazem é sempre uma cartada certeira para que o custo-benefício do chuveiro atenda às expectativas do consumidor no seu dia a dia”, alerta Enio.

Mais informações em www.sintex.com.br ou nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Sintex

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *