Reformar

Como proteger sua casa corretamente durante as obras de reformas?

Não importa se sua obra é grande ou pequena, esse é um momento que exige organização e cuidado para não danificar móveis e outros pertences; arquiteto da startup de engenharia GrowT lista dicas

Quando se decide fazer uma reforma dentro de casa, o primeiro passo é proteger seus móveis e objetos, pois, independentemente do tamanho da obra, danos podem ser causados em sofás, espelhos, paredes, teto, entre outros itens. Os estragos podem variar desde uma simples mancha até a perda total de alguma coisa mais valiosa, e o prejuízo pode ser bem grande.

“É muito comum estragar alguns itens de casa durante uma reforma, pois é um momento em que tem muitas pessoas juntas, bagunça, barulho, além de sujeira, tinta e outros equipamentos comuns em obras”, afirma João Lobato, arquiteto e urbanista da Growt, startup focada em projetos e engenharia.

Pensando nisso, ele listou dicas para ajudar nesse momento e evitar ainda mais “dor de cabeça” do que uma obra normalmente já pode causar.

Confira como fazer a reforma do seu lar sem estresse

Livre-se de itens dispensáveis

A organização é fundamental para uma boa reforma, seja uma obra grande ou pequena. Com antecedência, deixe sua casa bem organizada, retire e embale todos os objetos, e disponha os itens de forma com que aumente o espaço de circulação.

“É um bom momento para analisar o que você ainda precisa ter dentro de casa ou o que pode ser jogado fora, vendido ou até mesmo doado. Quanto mais espaço, melhor”, recomenda o profissional.

Selecione com cuidado o profissional

A dica é simples, mas é muito comum que as pessoas ainda escolham profissionais “errados”. “Lembre-se sempre que o barato sai caro, e quando o assunto é obra, essa frase se torna ainda mais real. Por isso, procure conhecer bem a equipe que está contratando. É legal ter indicação de algum conhecido, pesquisar bem na internet e analisar trabalhos anteriores”, comenta João.

Retire objetos frágeis e de valor

Não é possível retirar todos os objetos do local onde a reforma ocorre, alguns podem ser embutidos, outros muito pesados, mas sempre que possível, essa é a melhor forma de proteger suas coisas de danos.

“Se sua reforma é na sala, por exemplo, leve os objetos mais frágeis e valiosos para outro cômodo da sua casa ou até mesmo para a casa de alguém que você conheça”, orienta o arquiteto. “Mas, caso a reforma seja na casa inteira, é bom investir em um lugar só para deixar seus objetos”, complementa.

Cubra móveis e paredes

Segundo João, para os itens que não é possível retirar do local onde acontece a reforma – como móveis grandes e pesados- uma alternativa é comprar plásticos para cobrir esses objetos. “Essa é a forma que a maioria das pessoas usam e é eficaz dependendo do tamanho da obra, além disso, tem um custo bem menor”, sugere.

Acompanhe de perto o andamento da obra

É muito importante acompanhar a reforma de perto, pois a presença dos donos da casa faz com que os profissionais contratados tenham mais cuidado.

“A presença do dono ajuda nessa hora, e, caso não tenha disponibilidade, reveze com alguém ou chame uma pessoa de sua confiança para acompanhar o dia a dia da obra”, finaliza João.

Sobre a GrowT – Foi fundada em 2019 com foco em soluções inovadoras e personalizadas dentro do mercado de construção civil. Atualmente, a empresa comandada por Rafael Forato, João Lobato e Takeshi Moriyama se dedica em incorporações e prestação de serviços obras e projetos, além da elaboração de projetos de arquitetura desde a concepção até o projeto executivo, coordenação e compatibilização dos projetos complementares através da metodologia BIM (Building Information Modeling).

Fonte: Da Redação/Assessoria/GrowT

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *