Notícias

Entenda o impacto da decoração dos ambientes na saúde mental

De acordo com especialista da Camesa, cores, objetos decorativos e iluminação podem despertar uma série de sensações nos moradores da casa

A decoração do ambiente vai além de seguir tendências e estilos estéticos. Ela tem o poder de influenciar diretamente no humor e comportamento diário dos moradores. As cores, iluminação e disposição dos objetos podem ajudar na melhora, ou piora, da saúde mental, visto que um imóvel acolhedor é aquele que possui elementos que refletem a personalidade e criam um vínculo emocional.

Segundo Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em artigos de cama, mesa, banho e decoração, é importante que a casa seja um lugar seguro, confortável e que proporcione prazer e aconchego para quem mora no ambiente. “Espaços desorganizados e bagunçados podem promover sensação de desconforto e agitação nas pessoas”, afirma.

A especialista lembra que existem alguns cuidados essenciais para que a decoração da casa seja benéfica para o bem-estar. “Incorporar características da natureza ao ambiente, por exemplo, é uma estratégia interessante nesse sentido. Elementos como água, vegetação, luz natural, madeira e pedra, são boas opções para transmitir sensação de aconchego e conforto emocional”.

A escolha das cores também desempenha um papel fundamental na casa. “Tons suaves e neutros podem transmitir sensação de tranquilidade, enquanto cores quentes e vibrantes, promovem uma sensação de alegria, dinamismo e vivacidade”, destaca a gerente. Também é importante considerar a função de cada cômodo ao escolher a paleta de cores, buscando um equilíbrio entre o relaxamento e momentos de agitação.

Vale lembrar que, “a decoração da casa é uma extensão da personalidade e gostos individuais. Por isso, o ideal é optar por objetos que façam parte da vida e que traguem sensação de bem-estar. Durante o dia priorize a luz natural, visto que ela é capaz de ajudar a regular os estados mentais e físicos que ocorrem durante o dia, afetando assim o sono e o humor”, finaliza.

Para saber mais, acesse o site da Camesa
Siga a Camesa: @camesaoficial

Fonte: Da Redação/Assessoria/Camesa

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *