Notícias

Especialista aponta dicas para conservar o porcelanato

Cada vez mais utilizado em casas e espaços comerciais, o porcelanato passou a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas. O produto é facilmente encontrado em ambientes como paredes, fachadas, bancadas, piscinas e áreas externas, com diversos tamanhos, texturas e formatos diferentes.

Apesar da ampla utilização, alguns cuidados básicos com os porcelanatos se tornam fundamentais para indicar sua durabilidade, além de manutenção da qualidade. De acordo com Antônio Azevedo, Coordenador de Atendimento a Clientes, da marca cearense referência em pisos, revestimentos cerâmicos e porcelanatos, Cerbras, alguns desses cuidados podem variar de acordo com o tipo de produto e suas características. Confira os principais:

Porcelanatos acetinados e polidos:

Para os produtos lisos, o ideal é optar por uma limpeza simples, com a utilização de vassoura com cerdas macias que evitem a criação de riscos no porcelanato. É importante destacar, que produtos com brilho tendem a riscar mais facilmente. Para finalizar, basta utilizar um pano úmido com detergente neutro específico para limpeza de porcelanato. Não se recomenda seu uso em locais que tenham acesso direto a rua, sob pena de perderem o brilho prematuramente.

Porcelanatos com película protetora:

Para os produtos que vêm com uma camada de cera protetora, é importante fazer a retirada dessa proteção após o fim da obra. Para limpeza usar cimento branco (seco), gesso, rejunte branco ou saponáceo cremoso com uma vassoura de pelos macios. Essa camada de cera evita arranhões causados durante o manuseio das peças, até que o assentamento seja finalizado.

Porcelanato com texturas rústicas:

Nos pisos com texturas rústicas, deve-se ter maior cuidado na limpeza após a conclusão da obra, e manter higiene frequente, já que os mesmos podem apresentar aderência de sujeira com mais facilidade, evitando o encardimento. É importante realizar a limpeza com vassouras de cerdas duras. Para as áreas com acúmulo de sujeira, pode-se utilizar saponáceo líquido, diluído em água, na proporção indicada na embalagem e esfregá-lo com esponja macia.

Porcelanatos com argamassa ou rejunte:

O tempo ideal de secagem da argamassa de rejuntamento, é de 15 a 30 minutos. Após esse tempo, fazer a limpeza do revestimento cerâmico com uma esponja de borracha macia, limpa e úmida. Finalizar a limpeza com um pano limpo e seco ou com estopa de primeira, limpa e seca. Em caso de descumprimento dos cuidados de limpeza durante a execução da obra, os porcelanatos que estiverem impregnados com argamassa ou rejunte à base de cimento, a limpeza deve ser realizada com produto pós obra indicado para essa finalidade.

Porcelanatos com respingo de tinta:

Muito comum após uma pintura no ambiente, os porcelanatos manchados com tintas também devem receber produtos específicos para a sua limpeza completa. É de extrema importância atentar para o uso de produtos que não agridam a superfície esmaltada e que possam causar danos irreversíveis ao revestimento cerâmico, como ataque químico por exemplo.

Porcelanatos com outras manchas:

Em casos onde se tenha conhecimento do tipo de substância causadora da mancha, uma opção que pode ajudar é procurar encontrar no mercado produtos específicos para essa finalidade, observando sempre as recomendações do fabricante quanto ao uso.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Cerbras

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *