Imóveis

Novos espaços de convivência são diferenciais em empreendimentos imobiliários

Construção civil tem investido em novos residenciais projetados com áreas comuns equipadas para atender demandas que se consolidaram no pós-pandemia


 Os períodos de pandemia e pós-pandemia alteraram drasticamente a forma como as pessoas se relacionam com o conceito de moradia. Umas das maiores mudanças de configuração do cotidiano é o aumento do trabalho remoto, o que intensificou o home office e, consequentemente, deu início a jornadas de trabalho flexíveis. Nesse sentido, novos espaços dentro dos empreendimentos imobiliários se fortaleceram com o status de tendências e diferenciais, como coworkings, espaços de convivência adaptados para produção de conteúdo, áreas para crianças e para os pets, como afirma o diretor comercial da CMO Construtora, Marcelo Moreira.

“A pandemia fez as pessoas reaprenderem a utilizar os espaços e os empreendimentos precisaram se atentar a essa nova dinâmica para atender as demandas atuais. O que tem acontecido é um processo de amadurecimento de espaços dentro dos imóveis”, afirma o executivo.

O Ritmo Bueno, empreendimento da CMO, no Setor Bueno, conta com metragens que variam de 39 a 88 metros quadrados e opções com um, dois ou três quartos. O residencial foi projetado com um local voltado para essa nova realidade: o espaço live. “Quando se trata de um apartamento compacto, muitas vezes não há espaço suficiente para ter ali uma mesa de trabalho com conforto e estrutura para a pessoa trabalhar dentro de casa. Por isso, já pensamos em um espaço onde há estação de trabalho, que permite que as pessoas possam sair de casa, do ambiente em que muitas vezes ela fica o dia todo, já dorme e faz suas refeições, e ainda teria que estar trabalhando. Então, o morador pode ir para o ambiente externo e trabalhar com profissionalismo e tranquilidade em um espaço preparado para transmissão de videoconferências, de lives pelas plataformas digitais, um ambiente totalmente adaptado à atualidade, com mesa de reunião, ar-condicionado e até mesmo estrutura para receber clientes e fazer reuniões presenciais”, comenta Marcelo.

O executivo explica que para desenhar os espaços e áreas comuns dos produtos, a construtora realiza uma retroalimentação do processo de desenvolvimento por meio de pesquisas internas. “Fazemos um levantamento no primeiro ano de ocupação do empreendimento, depois uma pesquisa com três anos e outra pesquisa com cinco anos. Perguntamos para as pessoas como tem sido a utilização, quais são os espaços que elas mais gostam e os que menos utilizam, para podermos retroalimentar nosso desenvolvimento de produto, de forma que retiramos aqueles ambientes que já não são mais tão modernos e atuais, e investimos em ambientes que as pessoas estão pedindo e utilizando mais. Um claro exemplo disso são os espaços de festas, que anteriormente eram basicamente um salão com uma churrasqueira, ou às vezes só um salão de festas. Hoje, nos nossos empreendimentos, temos até quatro ou cinco espaços de festas, com churrasqueira e gourmet, onde as pessoas podem tirar a festa de casa e fazer naquele espaço preparado para isso”, diz.

Ainda sobre as áreas comuns dos empreendimentos, o diretor comercial conta que a CMO identificou uma forte demanda relacionada aos espaços infantis, por isso tem implementado brinquedotecas, playgrounds e as áreas de piscinas. “São espaços que não podem faltar e nós temos valorizado a decoração com toques mais lúdicos, pensados com detalhamentos especiais, por exemplo”. Segundo ele, outro espaço que está crescendo muito nos empreendimentos é o pet place. “Muitas composições familiares não têm filhos, mas o pet não deixa de ser um membro da família, então é importante que haja esse local ali na área comum para os bichinhos descerem, brincarem, gastarem energia, sem que os moradores precisem ir para a rua”, afirma.
Interação

Segundo o superintendente Comercial e Marketing da Sousa Andrade Construtora, Guilherme Bellini, esse movimento redefiniu a importância dos locais “instagramáveis” nos empreendimentos. “Em um mundo cada vez mais conectado, é imprescindível pensar produtos imobiliários que atendem a demanda por espaços voltados para criação de conteúdos digitais. Desde 2020, todos os empreendimentos da Sousa Andrade trazem projetos arquitetônicos conceituais, que prezam por áreas integradas de extrema beleza”, afirma.

No Atoll Residências, por exemplo, localizado na Rua 1128 do Setor Marista, há um ambiente com flexibilização inteligente – o salão de festas, que segue o conceito biofílico do empreendimento com linhas orgânicas e muito verde, se torna um grande espaço de coworking, com angulações estratégicas para quem precisa de um cenário para gravação.

Além disso, toda a área comum do residencial é pensada para interação com o ambiente, com áreas de lazer completas e bem projetadas.
O superintendente da Sousa Andrade reitera que esses ambientes diários que unem estética e funcionalidade é que atraem o público. “Os espaços comuns contam hoje com mobiliário assinado, peças de design, revestimentos de altíssimo padrão como mármores e madeiras, e iluminação eficiente; afinal, são tidos como prioridade para quem busca um imóvel para viver ou investir”, completa.

Versatilidade

Lyvia Mendonça, gerente de Desenvolvimento de Produtos da EBM Desenvolvimento Imobiliário, afirma que colocar espaços voltados para o trabalho nas áreas comuns é uma tendência de mercado que se intensificou após 2020.

“Entendemos que, hoje, as redes sociais não são apenas diversão, mas também fonte de renda, o que gera, muitas vezes, a necessidade de se desconectar do espaço de descanso, que é a casa. São ambientes versáteis, tanto para quem quer estudar como para quem quer trabalhar ou gravar um conteúdo, tanto pelo espaço com uma decoração bacana como pelo silêncio”, explica.

A gerente reitera que a demanda é crescente, e que, por isso, em seus últimos lançamentos – como Smart Parque Areião e Wide Praça do Sol – a EBM tem colocado ambientes com baias para leitura, mesas para trabalho e salas de reuniões privativas. “Por ser um espaço apropriado para atender esse público, percebemos que ele se tornou um grande diferencial quando o assunto é investir em imóveis”, completa Lyvia.

Fonte: Da Redação/Assessoria

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