Construir

Dicas para escolher a melhor lareira ecológica para compor a sala de estar

Versatilidade, design e tamanho permitem que sejam incorporadas como peças centrais ou complementares, agregando sofisticação e calor no ambiente

Desfrutar de um ambiente acolhedor e convidativo em casa é uma busca constante e ter uma lareira ecológica na sala de estar pode transformar completamente a atmosfera do seu espaço. Seja para aquecer em dias mais frios ou simplesmente para criar um ambiente relaxante, a lareira pode ser o ponto perfeito para o ambiente considerado como o coração de qualquer imóvel, no qual torna-se ideal para reunir a família e até mesmo receber os amigos.

Seja um loft urbano ou uma casa de campo, ao introduzir uma lareira ecológica na sala de estar, não apenas adicionará calor físico, mas também criará um espaço que convida à contemplação e ao relaxamento. Além disso, a disposição estratégica dos móveis ao redor da lareira pode maximizar a funcionalidade do espaço, já que se encaixam harmoniosamente, oferecendo um toque contemporâneo e elegante. A versatilidade em design e tamanho permite que sejam incorporadas como peças centrais ou complementares, agregando sofisticação e calor em qualquer ambiente.

Além disso, esses itens têm um apelo ecológico ao utilizarem combustíveis limpos, que eliminam a necessidade de lenha tradicional, minimizando, assim, os impactos ambientais e resíduos. O resultado é uma alternativa mais segura, sem emissão de fumaça ou cinzas, tornando-as ideais para ambientes mais compactos e urbanos.

“As lareiras ecológicas vão além de serem meras fontes de calor; são verdadeiras protagonistas na transformação de ambientes. Combinando design moderno, sustentabilidade e aconchego, oferecem uma maneira inovadora e responsável de aquecer e encantar, elevando o charme e o conforto de qualquer imóvel para um novo patamar”, destaca Aline Nascimento, diretora da Fogo&Art, empresa líder no segmento de lareiras ecológicas.

Tipos de lareiras ecológicas

Aline revela que antes de tudo é preciso considerar o tipo de lareira que melhor se adequa ao espaço e qual necessidades. Desde as tradicionais lareiras de alvenaria até as modernas lareiras elétricas ou a gás, cada uma oferece vantagens distintas. “Por isso, é preciso avaliar a estrutura da casa, o espaço disponível e as preferências pessoais para selecionar o tipo ideal”, avalia.

  • Lareiras a gás

As lareiras a gás são uma opção moderna e conveniente para quem deseja o calor e a beleza das chamas sem a complicação de lidar com lenha ou resíduos. Com um simples apertar no gerador de faísca, é possível acender ou apagar a lareira, ajustando a temperatura por meio da válvula de abertura e saída de gás, controlando, assim, a intensidade das chamas conforme desejar. Além disso, as lareiras a gás são relativamente limpas e exigem menos manutenção em comparação com as lareiras a lenha.

  • Lareiras a álcool

Para quem busca uma opção ecológica e contemporânea, a lareira de etanol pode ser a escolha certa, já que, além de não produzir fumaça ou fuligem, não requer uma chaminé. “Isso significa que se pode criar um ponto focal de design único em sua sala, sem se preocupar com a ventilação. Outro ponto relevante é que a lareira de etanol é portátil, permitindo que a mova conforme necessário”, ressalta Aline.

  • Lareira elétrica

As lareiras elétricas estão se tornando cada vez mais populares devido à sua simplicidade e versatilidade, além de não requerem uma chaminé ou ventilação especial, o que significa a possibilidade de instalação em praticamente qualquer lugar da sua sala.

Conforto e segurança

Ainda de acordo com Aline, a localização da lareira desempenha um papel fundamental na criação do ambiente desejado. Por isso, a especialista recomenda considerar o posicionamento de modo que seja o ponto focal da sala, optando por deixá-la em uma parede principal ou até mesmo em uma área central na sala de estar.

“Com relação à questão de segurança, recomendamos manter uma distância segura entre a lareira e qualquer mobília ou objetos inflamáveis, mantendo pelo menos um metro de espaço livre ao seu redor. Isso não apenas garante a segurança, mas também permite que a lareira seja o destaque visual, criando uma atmosfera acolhedora”, orienta a diretora da Fogo&Art.

Seja como for, incorporar uma lareira na sala é uma escolha de design de interiores que pode fazer toda a diferença no ambiente e, consequentemente, agregar valor o imóvel. Por isso, a escolha do tipo certo de lareira, a posição adequada, o design cuidadoso e a adição de acessórios podem transformar um ambiente comum em um refúgio acolhedor. “Independentemente do tipo de lareira que se escolha, com criatividade e atenção aos detalhes, a sala pode se tornar no melhor espaço do imóvel”, finalizada Aline Nascimento.

Sobre a Fogo&Art

Fundada em 2014 pelo casal Aline Nascimento e Murilo Gonçalves, em São Paulo, a Fogo&Art comemora uma década como líder no mercado de lareiras ecológicas. Criada por um casal visionário que viu no segmento a oportunidade de colocar no mercado produtos de qualidade superior, de desenvolvimento e produção brasileira, a empresa produz lareiras para oferecer uma experiência única a cada cliente, além de serem desenvolvidas para responder as exigências de design, qualidade e segurança. Toda a produção possui um rigoroso controle de qualidade e atendem aos requisitos das normas técnicas nacionais de segurança e desempenho. Saiba mais em www.fogoeart.com.br.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Fogo&Art

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *