Decorar

Verão 2024: arquiteta indica materiais e itens para levar a praia para a sua casa

Paleta de cores al mare, tecidos naturais e objetos decorativos estão entre as sugestões da especialista em interiores Aline Zanoni

Início do verão, onda de calor, réveillon e férias escolares. Motivo é o que não falta para pegar a estrada e apreciar os dias ensolarados à beira mar. Mas se uma viagem estiver fora dos planos, a arquiteta Aline Zanoni, sugere materiais e itens para levar a atmosfera dos dias de descanso na praia para a decoração da sua casa. A especialista em interiores pontua cinco dicas para essa transformação sazonal:

Cores: “Não é novidade que as cores transmitem emoções e sensações. Por isso, na hora de trazer um clima de férias na praia para dentro de casa, dê preferência por uma paleta al mare, que tenha tons que remetam à água, como também a palha natural e o branco. A cor palha remete ao acolhimento, além de ser superclássica. Ela vai lembrar muito o tom da areia do mar, enquanto a cor azul, vai se assemelhar ao céu e à imensidão do mar. Essa última também é uma cor de relaxamento, que vai trazer paz para o ambiente”, pontua Zanoni.

Materiais e mobília: “Opte por fibras naturais, como linho e algodão. Eles trazem uma sensação de leveza e lembram itens bastante usados no litoral, como bolsas e chapéus, além de remeter aos famosos coqueiros. Eles podem ser expostos em um sofá, poltronas e até cortinas de linho na cor palha, além de cadeiras feitas de fibra natural e tapetes de algodão. Móveis de vime ou ratan, um tipo de fibra, também são uma boa pedida, principalmente para a área externa”, diz Aline.

“Outro truque é escolher tecidos com temas náuticos, como conchas, boias e âncoras, ou apenas listras, que podem ser utilizados em almofadas e mantas para cobrir sofá, por exemplo. Mas bastante cuidado para não escolher uma estampa carregada demais, com muitas cores e informações. Não vai ser elegante e nem oferecer relaxamento e sim mais estímulos à mente”, alerta.

Outros itens: A mesma dica de tecidos com temas náuticos se aplica também para outros itens de decoração, como quadros e enfeites. “Use e abuse de artes inspirada no mar, como pinturas de paisagens costeiras ou fotografias de praias. Os espelhos decorativos também criam uma sensação de amplitude, além de refletir luz natural”, menciona a arquiteta. “As plantas também são muito bem-vindas. Elas podem ser tropicais ou aquáticas para trazer um toque de vegetação, ou ainda, podem ser típicas das encontradas em locais de férias, como palmeiras, samambaias e suculentas. Por fim, um pequeno detalhe que faz diferença é utilizar velas, sprays e difusores com fragrâncias frescas e oceânicas para evocar o cheiro do mar”, conta Zanoni.

Sobre Aline Zanoni

Formada em arquitetura e urbanismo e com doutorado pela PUC-PR, a arquiteta conta com projetos assinados no Brasil e no exterior, como no EUA, Eslovênia e Irlanda. Além da assinatura de ambientes, Zanoni também é conhecida por ser Mentora de mais de 3 mil arquitetos e designers de interiores sobre gestão e administração de escritórios de arquitetura. Nos seus perfis no Instagram (@alinezanoni, perfil para profissionais e @arquitetaalinezanoni, perfil do escritório de arquitetura) conta com mais de 130 mil seguidores.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *