Notícias

DW! Semana de Design de São Paulo acontece entre 14 E 24 de março

Considerado o maior festival do setor da América Latina, iniciativa paulistana é um dos cinco eventos mais concorridos do calendário internacional do segmento

A DW! Semana de Design de São Paulo já tem data marcada para a sua 13ª edição, em 2024. Maior evento do segmento da América Latina e um dos mais renomados do calendário internacional do setor, ocorrerá entre 14 e 24 de março.

Concebida há mais de uma década pelo empresário Lauro Andrade, DW! é um festival urbano de design que tem como propósito, através da cultura da área e de suas conexões, dialogar com o próprio movimento da cidade, com o propósito de promover uma mudança na sociedade de forma individual e coletiva. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa.

Não apenas pelos endereços renomados e conhecidos do design em São Paulo, DW! se destaca por ocupar e propor encontros e visitas em espaços públicos – casarões, edifícios, lojas, hotéis, shoppings, museus, instituições de ensino e locais icônicos da metrópole – por meio de uma curadoria que eleva e democratiza o acesso ao design, relacionando-o com a cidade. Em 2024, mais do que uma vitrine de novidades, criatividade e negócios do setor, o festival segue em constante movimento com ações que primam pela diversidade e autenticidade nas diferentes práticas da criação.

Além de gerar valor e trazer destaque para o design nacional, transformando-se em referência no mercado mundial, DW! não se limita a ser contemplativa: tem em sua gestão o legado de inspirar, proporcionar experiências e possibilitar novos negócios, atravessando a chamada quarta parede da carpintaria teatral e levando conhecimento e know-how de seus expositores e marcas para as ruas. Elas se tornam cenário e palco de instalações e intervenções artísticas pontuais e eventos gratuitos – oficinas, palestras, feira de negócios, festas e workshops – que dialogam com os mais diversos públicos, pavimentando o caminho de acesso à informação. Isso sem contar que, enquanto evento inserido no calendário internacional, colabora com o turismo na cidade, movimenta a economia local e gera empregos.

Depois de contabilizar 228 eventos e 124 expositores em 7 distritos presenciais e 1 digital no ano passado, em 2024 a DW! apresentará algumas inovações. Entre elas, adianta Lauro Andrade, serão incluídos na programação o que se convencionou de Preview Days, que irão ocorrer em 14 e 17 de março. “Somos uma grande mostra de criações e inovações do fazer criativo que já entrou no calendário mundial. Por meio de lançamentos e ações que serão apresentadas ao público, profissionais do trade, imprensa, formadores de opinião e influenciadores, queremos reforçar, ao longo de toda a programação, o que compreendemos por design. Além da questão estética de seu conceito, para nós significa buscar e concretizar soluções para a sociedade unindo diversos mundos”, antecipa.

DW! integra calendário mundial dos festivais de design e arquitetura

O design cria pontes e fortalece toda uma indústria criativa global. Como em um grande networking internacional, ocorrem festivais de arte e arquitetura em quase todos os continentes, conectando público, expositores e consumidores. Dos muitos eventos deste setor realizados ao longo de todo o ano, dez estão entre os mais relevantes do calendário mundial – inclusive a DW! Semana de Design de São Paulo. Para se aprofundar um pouco mais nesse universo inspirador do design movido pela inovação, arte e arquitetura, veja, abaixo, quais são, onde e quando ocorrem esses festivais que expandem os pilares da cultura criativa.

1- Amsterdam Light Festival

O Amsterdam Light Festival é um festival que evidencia a beleza da cidade em sua época de dias mais curtos e noites mais longas, entre outono e inverno. O evento entrou em cartaz no dia 30/11 de 2023 e segue até 21 de janeiro de 2024, com 20 artistas internacionais exibindo criações artísticas com luzes sob o tema “Tecnologia e Inteligência Artificial”.

Site: https://amsterdamlightfestival.com/

2-Stockholm Design Week

A ser realizada de 5 a 11 de fevereiro de 2024, a Semana de Design de Estocolmo é bastante ampla quanto a apresentações e discussões do desenvolvimento da área na Escandinávia. Dando sequência às ‘City Activations’, oferece visitações guiadas a estúdios, residências e construções, além de programação com profissionais de todo mundo.
Site: https://www.stockholmdesignweek.com/

3-DW! Semana de Design de São Paulo

Em 2024, o festival urbano de design ocorrerá entre 14 e 24 de março, dando start ao calendário de eventos de design e arquitetura no Brasil. Serão 11 dias de intensas atividades em lojas, galerias, museus, shoppings, instituições de ensino, ateliês e outros locais espalhados por quase todas a regiões da cidade de São Paulo, com ações as mais variadas e dirigidas a todos os públicos.
Site: https://dwsemanadedesign.com.br

4-Milano Design Week

Referência no design mundial, a Itália reserva ao público um dos mais concorridos eventos do setor. Paralelo ao Salone del Mobile, o FuoriSalone se caracteriza por promover exibições, mostras e intervenções pela cidade, que, em 2024, ocorrerão entre 15 e 21 de abril.
Site: https://www.fuorisalone.it

5-NYCxDesign

Uma das maiores metrópoles mundiais é palco de celebração da inovação em design no planeta. Entre 16 a 23 de maio de 2024, designers, arquitetos e amantes da arte participarão de diversos eventos e exposições, físicos e digitais, com nomes como Collina Strada, Carolina Herrera e Gabriela Hearst, entre outros.
Site: https://nycxdesign.org/

6-London Festival of Architecture

Fazendo jus à sua posição de potência para as indústrias criativas, Londres sediará seu Festival de Arquitetura em junho de 2024, entre os dias 1º e 30. Para se ter ideia da magnitude do evento, em 2019 a feira bateu recorde de público, com 600 mil visitantes de 75 países em diversos pontos da cidade.
Site: https://londonfestivalofarchitecture.org

7-Venice Design Week

Uma das mais charmosas cidades do planeta não poderia deixar de receber uma Semana de Arquitetura à altura. É isso que a Venice Design Week promete para o período de 12 a 20 de outubro de 2024, por meio de exibições, conferências, encontros, workshops e tours guiados para locais clássicos e conhecer novos marcos da arquitetura local. O tema da vez será ‘Out Of Context’, ou seja ‘Fora de Contexto’, em tradução livre.
Site: https://www.venicedesignweek.com/

8-Paris Design Week e Maison&Objet

Realizada desde 2011 pela Maison&Objet, a Semana de Design de Paris se destaca por se espalhar pela Cidade-Luz com exposições, palestras e festividades, sempre com a participação de decoradores, criadores e arquitetos, além de instituições como galerias de arte e design e museus. Em 2024, aconteceu de 18 a 22 de janeiro e depois de 5 a 9 de setembro.
Site: https://www.maison-objet.com

9-Dubai Design Week

Um dos novos polos culturais do planeta terá a sua Semana de Design em novembro de 2024, ocasião em que buscará superar os mais de 500 participantes, de cerca de 40 países, que participaram de sua última edição. Destaque para profissionais da região e seus repertórios criativos.
Site: https://www.dubaidesignweek.ae

10-Design Miami, Art Basel e Miami Art Week

A tríade de eventos interligados, com datas previstas para junho e dezembro, reúne as grandes instituições de arte do mundo, sempre englobando, entre visitantes e participantes, nomes importantes desses segmentos.

Site: https://www.artbasel.com/

Fonte: Da Redação/Assessoria/DW

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *