Notícias

Calor intenso no Brasil: atenção aos cuidados que evitam a sobrecarga de energia elétrica em casa

Com as temperaturas elevadas, recorremos ao uso constante do ar-condicionado e do ventilador para adicionar mais conforto em casa ou no trabalho, mas é preciso atenção para não ficar às voltas com outro problema: a sobrecarga nas instalações elétricas

O mês de janeiro já deu uma demonstração das altas temperaturas que prometem acompanhar o verão 2024. De acordo com institutos meteorológicos, a primavera mais quente que o normal é o prenúncio do calor acima da média na maior parte do Brasil. E para driblar os efeitos do El Niño (efeito atmosférico marcado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico), os brasileiros aderem ao uso intensivo dos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores.

Mas para que esse alívio não seja acompanhado por dores de cabeça, a Sil Fios e Cabos Elétricas, maior fabricante de condutores de baixa tensão do país, destaca um ponto importante sobre o uso intenso desses aparelhos elétricos: o risco de sobrecarga nas instalações elétricas.

Segundo especialista da Sil Fios e Cabos Elétricos, o período de calor pede alguns cuidados sobre as instalações elétricas. Quando não bem calculadas, ou com instalações precárias, é possível que não suportem a alta demanda de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores que são conectados para atenuar a temperatura elevada | Foto: Unsplash

“É necessário ter alguns cuidados para a segurança dos usuários e das edificações”, pontua Nelson Volyk, Gerente de Engenharia de Produtos da empresa. Abaixo, ele esmiuça sobre como evitar a sobrecarga elétrica, destacando as precauções essenciais para o uso desses dispositivos e a importância de uma instalação elétrica segura e adequada.

Entendo a sobrecarga

Basicamente, ela é provocada pelo aquecimento do cabo de energia elétrica devido ao efeito Joule, fenômeno físico que ocorre quando uma corrente elétrica passa por um condutor e encontra a resistência. Quando isso acontece, parte da energia é transformada em calor devido ao atrito entre os elétrons em movimento e as partículas do condutor e, por causa desse fenômeno físico, pode ocorrer um curto-circuito.

“O acaloramento interno do cabo, por si só, já representa uma perda elétrica”, detalhe Volyk.

Sobre os riscos de ar-condicionado e ventiladores ligados intensivamente, ele explica que quando a instalação elétrica está em ordem, o usuário não precisa se afligir com possíveis situações de perigo. Entretanto, a mesma paz não pode ser vivida quando a casa ou o ponto comercial é abastecida por instalações em condições precárias e deficitárias. “É possível que as condições não permitam o funcionamento de um ar-condicionado e, quem dirá dois ou mais ao mesmo tempo”, analisa o especialista da Sil.

Funcionamento correto do ar-condicionado

No que se refere à instalação de ar-condicionado em meio às ondas de calor, o engenheiro ressalta a necessidade de um circuito específico para o aparelho, além de disjuntores adequados. Ademais, sinaliza que é preciso analisar o consumo elétrico para determinar a seção nominal do cabo e o valor do disjuntor. “A atenção com a instalação deve acontecer desde o quadro de distribuição”, determina.

De acordo com o especialista da Sil Fios e Cabos Elétricos, a função dos disjuntores é desarmar rapidamente em casos de curto-circuito. Assim, essa ação protege os cabos elétricos, a integridade das pessoas e o patrimônio contra os efeitos dos estouros e faíscas que podem provocar um princípio de incêndio | Foto: Freepik

Em se falando de consumo, os ventiladores têm baixo dispêndio financeiro e, por isso, são muito usados em todos os ambientes. Entre os modelos de ar-condicionado, o inverter também registra um consumo menor de energia. Em meio às crescentes preocupações com a eficiência energética e a busca por práticas alinhadas do meio ambiente, a instalação adequada de aparelhos elétricos configura-se como outra questão a ser considerada. “Essa prática não apenas garante um desempenho eficaz do ar-condicionado, como contribui para a otimização do consumo energético, alinhando-se aos princípios de sustentabilidade e eficiência que ganham cada vez mais destaque na sociedade moderna”, pontua.

Ao abordar possíveis problemas com instalações elétricas existentes, a orientação da Sil é verificar se o cabo do quadro de distribuição é adequado para a carga total, assim como averiguar a possibilidade de trocar o cabo do padrão de entrada para aumentar a capacidade de carga, quando preciso.

No portfólio da Sil Fios e Cabos Elétricos, os mais empregados nos projetos de instalação são o Cabo FlexSil 750V, com isolação em PVC e reconhecido por sua excelente flexibilidade e facilidade para a instalação, e o Cabo Flexível Silnax 0,6/1kV HEPR 90⁰C, que apresenta uma capacidade de corrente elétrica superior aos isolados em PVC |Imagem: Sil Fios e Cabos Elétricos

Outros fatores que impactam na sobrecarga elétrica de uma casa são os chuveiros, torneiras elétricas, ferros de passar roupa e fornos elétricos. “A geladeira, embora não figure nessa lista, pode gerar um aumento de consumo em dias mais quentes, já que necessitará trabalhar mais para manter a temperatura interna”, complementa Nelson.

Para concluir, o especialista recomenda a análise criteriosa do uso de aparelhos elétricos, ressaltando a importância de desligar o ar-condicionado apenas quando os moradores se encontram fora de casa, evitando o consumo excessivo ao ligá-lo novamente.

Dicas de segurança Sil

Cuidado com: 

Instalações elétricas antigas; 
‘Gambiarras’ elétricas com instalações mal dimensionadas e/ou malfeitas; 
Aumento indiscriminado de carga na rede (como o excesso de equipamentos elétricos ligados na rede); 
Falta de manutenção na instalação elétrica. Quando feita deverá ser realizada por um profissional habilitado. 

Sobre a Sil Fios e Cabos Elétricos  

Instagram: @sil_fios_e_cabos 

Fonte: Da Redação/Assessoria/Sil Fios e Cabos Elétricos

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *