Decorar

5 dicas do design biofílico para renovar a casa ou escritório em 2024

Trazer a natureza para ambientes internos é a forma mais rápida de aumentar o bem-estar e a qualidade de vida

Os espaços nos quais vivemos, seja no trabalho ou em casa, têm o poder de nos deixar mais calmos, felizes e produtivos. As cores, os móveis e objetos que usamos na composição dos ambientes têm uma função que vai além da estética e refletem diretamente na qualidade de vida. “A biofilia nos ensina que incorporar elementos da natureza aos espaços internos aumenta o bem-estar e o conforto, e isso reflete na produtividade”, explica a arquiteta Ciça Sada.

Os preceitos da biofilia vão além de criar as famosas florestas urbanas dentro de casa ou do escritório. As plantas trazem conforto, mas nem todo mundo sabe cuidar e não é todo espaço que comporta uma planta. Então, o uso de materiais como madeira, pedra, fibras e cerâmicas também pode fazer esse elo com a natureza.

Priorize objetos decorativos com afeto e significado

Tendência para 2024

A iluminação natural e as cores são outros ensinamentos da biofilia que dão vida a um ambiente. Para 2024, a dica é sair da mesmice na pintura das paredes. “Invista em pinturas diferentes, solte a criatividade para aplicar diferentes texturas de uma mesma cor e use temas que remetam à natureza. É um recurso muito barato e que traz impacto imediato”, diz a arquiteta.

Tapetes e carpetes

As cores também exercem um impacto muito grande nas pessoas, comenta o especialista em revestimentos Franklin Delgado, CEO de A Pérola dos Tapetes. “Fabricantes de carpetes, tapetes e outros tipos de revestimentos têm investido cada vez mais em paletas de cores que remetam à natureza pensando não só no uso em residências, mas também em escritórios”, comenta.

Use verde além das plantas: ele pode estar nos tapetes e sofás

Segundo Delgado, os projetos corporativos têm focado na neuroarquitetura e na biofilia para criar espaços que promovam a criatividade, a inspiração e o acolhimento. “As empresas já perceberam que precisam investir em uma arquitetura humanizada para oferecer uma boa experiência ao colaborador, afinal, passamos a maior parte do dia no trabalho. Um ambiente mais acolhedor também auxilia na produtividade”, conta.

Toques especiais

Os especialistas contam que objetos, fotografias e arte causam um impacto visual e emocional muito grande nas pessoas, trazendo afeto, lembranças e muito significado à decoração. Se esses elementos remeterem à natureza, como objetos feitos com fibras naturais, argila, pedras e retratos de paisagens, por exemplo, os ganhos são ainda maiores. “É possível dar uma renovada completa nos ambientes para 2024 gastando pouco, usando os ensinamentos da biofilia”, completa Delgado.

Além das plantas, invista em madeira, palhas e fibras

5 dicas da biofilia para renovar os ambientes em 2024

1 – Use e abuse das plantas
2 – Invista na iluminação natural
3 – Escolha materiais como pedras, madeira e fibras
4 – Lance mão de cores que remetam à natureza
5 – Abuse das texturas e desenhos florais nas paredes

Tons terrosos são indicados

Fonte: Da Redação/Assessoria/Fotos:Freepik

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *