Imóveis

O que esperar para o mercado imobiliário de alto padrão e luxo em 2024?

Diante do crescimento do setor, será necessário fazer remodelações na oferta de imóveis

O ano de 2024 chegou trazendo consigo inovações e tendências para o mercado imobiliário de maneira geral, e não seria diferente no setor de alto padrão e luxo. Diversos aspectos influenciarão o setor, moldando o cenário das residências de elite e empreendimentos de prestígio. De janeiro a outubro de 2023, o setor imobiliário do Brasil experimentou um crescimento significativo de 23,5% nas vendas de novas propriedades em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, conforme indicado pelo levantamento ABRAINC-FIPE.

“Tendo em vista o aumento das vendas de residências no país, o setor imobiliário tem se readequado constantemente para fornecer melhores moradias, conforto e segurança para os compradores. Tudo isso envolve um engendramento complexo de fatores para que nada falte ao consumidor, garantindo sua satisfação e bem-estar”, explica Aline Sofia, CEO da Aline Sofia Curadoria de Imóveis.

Tratando-se do mercado de alto padrão e luxo, as exigências em relação às propriedades são ainda maiores. “Os clientes querem imprimir uma identidade singular às propriedades, e suas experiências prévias exercem uma influência direta em suas expectativas. Em razão disso, este segmento está em constante mudança e adaptação”, comenta Aline.

Conheça as principais expectativas para o mercado de alto padrão e luxo no decorrer de 2024:

1 – Expansão do modelo multifamily

Para este ano, espera-se o crescimento da categoria imobiliária chamada “multifamily”. Os empreendimentos multifamily consistem em construções que abrigam múltiplas unidades residenciais, todas de propriedade de um único dono, que pode ser um grupo de investidores ou uma empresa. Essas residências são destinadas exclusivamente para locação, ficando a cargo do proprietário, ou de uma administradora especializada, a responsabilidade pela manutenção e administração dessas propriedades.

2 – Integração com o entorno urbano

A tendência de integração amigável com o entorno urbano tem se tornado um fator crucial para a atratividade de empreendimentos voltados para a categoria de alto padrão. “O fascínio dos projetos de alto padrão vai além da excelência arquitetônica e da qualidade dos acabamentos. Estamos testemunhando uma mudança significativa no modo como os projetos se integram ao entorno urbano, promovendo uma atmosfera mais conectada e inclusiva. A redução de barreiras físicas entre os edifícios e as ruas, juntamente com a oferta de áreas comuns acessíveis, redefine a experiência residencial e valoriza o estilo de vida comunitário”, conta a CEO da Aline Sofia Curadoria de Imóveis.

3 – Bairros planejados

Os bairros planejados são como mini cidades inteligentes, com espaços residenciais, comerciais e de lazer integrados. Sua principal característica é a centralidade, facilitando o acesso a todas as necessidades diárias sem precisar se deslocar. Esses bairros utilizam soluções inovadoras para reduzir o impacto ambiental, promovendo mobilidade urbana eficiente, áreas verdes e diminuição da poluição. Ao contrário dos bairros tradicionais, os bairros planejados oferecem vantagens tanto para os moradores quanto para a cidade em termos de qualidade de vida, geração de empregos e estrutura de lazer.

4 – Branded Buildings em parceria com marcas de luxo

A parceria entre incorporadoras imobiliárias e marcas de luxo, representada pelos “branded buildings”, faz sucesso nos Estados Unidos e tende a alavancar a categoria de imóveis de alto padrão e luxo no Brasil. Nesse segmento, as marcas cuidam da seleção e do conceito do projeto e do espaço, enquanto as empresas que constroem e administram condomínios são responsáveis por construir e manter o padrão definido no contrato. Na zona sul de São Paulo já é possível encontrar colaborações oriundas do branded buildings.

5 – Projetos mais altos e multifuncionais

Em 2024, a altura dos projetos estará diretamente atrelada aos critérios de alto padrão e luxo. Apartamentos a dezenas de metros do chão têm sido objetos de desejo para os consumidores de renda elevada. Atrelado a isso, a multifuncionalidade dos edifícios, que agora contam com pontes suspensas e mirantes panorâmicos, veio para redefinir o conceito de residências de luxo.

6 – Avanços tecnológicos

O avanço rápido da tecnologia está mudando a forma como as transações imobiliárias acontecem. Este ano, espera-se uma grande evolução na automação residencial, impulsionada pela Internet das Coisas (IoT) e pelo controle por comandos de voz. Isso significa que dispositivos como termostatos, câmeras de segurança, fechaduras inteligentes, eletrodomésticos conectados e iluminação automatizada serão comuns em casas automatizadas. Essa integração permite controlar funções sem a necessidade de tocar fisicamente nos dispositivos.

7 – Aumento da demanda por moradias sustentáveis

A crescente demanda por práticas sustentáveis reflete a preocupação de consumidores de alto padrão com a forma como os projetos imobiliários impactam o meio ambiente. “Muitas atitudes podem ser tomadas visando a redução de danos ao ecossistema global. Até o design pode ser mais sustentável partindo da colaboração com arquitetos especializados para criar propriedades que integrem materiais eco-friendly, eficiência energética e arquitetura que se harmonize com o ambiente local.”, afirma Aline Sofia.

Aline Sofia – Curadoria de Imóveis de Alto Padrão e Luxo

A Aline Sofia – Curadoria de Imóveis de Alto Padrão e Luxo é reconhecida por ser uma empresa diferenciada no mercado imobiliário. Trata-se de uma nova forma de prestar assessoria imobiliária. Uma chancela de excelência no atendimento aos clientes. A grande expertise do negócio está na assessoria e realização de grandes transações imobiliárias, aliada à rede de relacionamentos interpessoais, que são sensíveis e humanizados. Adjetivos como competência, assertividade, transparência, criatividade, sensibilidade e empatia expressam o significado da essência da marca. É uma combinação única que faz com que a marca seja autoridade neste mercado, fidelizando inúmeros clientes, nacionais e internacionais. Saiba mais: www.alinesofiaimoveis.com.br/

Fonte: Da Redação/Assessoria/Foto:Freepik

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *