Notícias

Drive Thru da reciclagem incentiva preservação ambiental, logística reversa e economia circular

Daqui a duas semanas acontece o Drive Thru Sustentável, e a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) mobiliza a população a participar do evento. O assunto foi destaque hoje (27) no programa Boca do Povo, da Rádio Difusora Pantanal.

A coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, Danielle Vindimiatti, e a idealizadora do projeto Ana Franzolozo, da startup Du Bem Sustentável, reforçaram a importância da presença do cidadão de todas as idades.

“Precisamos da mudança de comportamento do indivíduo para o processo de reciclagem acontecer. Isso envolve saber sobre o descarte correto, conhecer a indústria da reciclagem e entender como se da o retorno do material reaproveitado”, conta Ana.

E tudo isso vai estar disponível nos dias 14, 15 e 16 de março nas instalações montadas no estacionamento do Bioparque Pantanal, nos altos da Afonso Pena, em Campo Grande.

Parceira na promoção dessa 11ª Drive Thru, junto com o Instituto do Meio Ambiente (Imasul) e o Governo do Estado, a AGEMS investe na educação de estudantes e no incentivo às comunidades para promover a qualidade do saneamento básico – do abastecimento de água, do esgotamento sanitário e da gestão dos resíduos sólidos.

“Nesse último aspecto, o usuário tem participação muito importante. Embora os gestores municipais tenham suas obrigações, conforme definido na legislação, o usuário é peça-chave para o sucesso de qualquer projeto de saneamento e preservação do meio ambiente”, reforça a engenheira ambiental Danielle Vindimiatti.

“Lixo não existe”

Reciclar, reaproveitar, não poluir. Essencial para a sustentabilidade, a preservação da água passa pela importante cadeia do descarte correto, coleta e reaproveitamento dos mais diferentes resíduos. O Drive Thru vai mostrar todas essas oportunidades, com muita informação.

“O público pode levar tudo o que quiser para descarte, e lá vai receber bastante orientação, tirar dúvidas. Vamos ter informações de saneamento, economia criativa, inovação, tecnologia, saúde”, conta Ana Franzolozo.

Cumprindo uma de suas grandes missões, a AGEMS tem levado aos municípios a educação ambiental na base, com estudantes de escolas públicas. Mobilizados e bem informados, os jovens se tornam os “detetives” da preservação ambiental, multiplicando dentro da família os cuidados contra o desperdício. Com o Drive Thru Sustentável, a Agência da mais um grande passo nos projetos de conscientização, reforça Danielle Vindimiatti.

Fonte: Da Redação/AGEMS

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *