Construir Reformar

Como escolher a melhor tinta para cada ambiente da casa

Dicas para escolher tintas que combinam estética e resistência, garantindo beleza e proteção
para cada ambiente: dentro e fora

Escolher a tinta certa para cada ambiente da casa é uma arte que combina ciência e estética. Para as áreas externas, a tinta deve agir como uma armadura, protegendo contra as batalhas diárias com o clima, enquanto para o interior, ela deve refletir o estilo e a vida dos moradores, além de enfrentar o desafio do cotidiano com facilidade de limpeza e manutenção.

Para ajudar nesse momento de decisão e escolha, a Qualyvinil Tintas apresenta dicas e soluções para todas as dúvidas!

Para áreas externas, é crucial escolher tintas que possam resistir a fatores climáticos adversos, como chuva, sol intenso e variações de temperatura.

Aqui estão os tipos de tintas mais adequados para essas condições:

Tinta Acrílica: É resistente à umidade e ao desbotamento causado pelo sol. Há versões específicas para exteriores que contêm aditivos que previnem o crescimento de fungos e algas.

Tinta Emborrachada: Oferece uma camada elástica que cobre pequenas fissuras e previne a formação de novas. É impermeável e muito resistente a variações climáticas.

Tinta Epóxi: Embora mais comum em pisos, pode ser usada em paredes externas para uma proteção robusta contra umidade e produtos químicos.

Tinta Látex PVA: Não é tão resistente quanto a acrílica ou emborrachada, mas pode ser usada em exteriores onde o clima é mais ameno e em superfícies que não estão expostas a condições severas.

Tinta a Óleo: É durável e boa para superfícies de metal no exterior, protegendo contra ferrugem e deterioração.

“Ao escolher a tinta para a área externa, também considere fatores como a cor, pois cores mais escuras podem desbotar mais rapidamente sob forte exposição solar, e a necessidade de uma preparação adequada da superfície e do uso de primers específicos para exteriores. É igualmente importante seguir as recomendações do fabricante para aplicação e manutenção, a fim de garantir a longevidade do acabamento.”, explica Eulália Ramos diretora de Marketing da Qualyvinil.

Já para áreas internas, a escolha da tinta ideal pode variar conforme o uso do ambiente e a necessidade de durabilidade e facilidade de limpeza. Aqui estão os tipos mais adequados para diferentes espaços internos:

Tinta Acrílica Lavável: Altamente recomendada para áreas de alto tráfego, como cozinhas e banheiros, devido à sua resistência à umidade e facilidade de limpeza.

Tinta Látex PVA: Comum para paredes internas, é fácil de aplicar e tem um acabamento fosco que disfarça imperfeições da superfície.

Tinta Acrílica Fosca: Boa para tetos e paredes onde se deseja evitar reflexos e disfarçar imperfeições.

Tinta Esmalte: À base de água ou de solvente, é resistente e lavável, adequada para portas, janelas e rodapés.

Tinta Epóxi: Ideal para pisos e superfícies que necessitam de uma durabilidade extra e resistência a produtos químicos, como garagens e áreas de serviço.

Tinta Magnética ou Quadro Negro: Especialidades que permitem transformar paredes em áreas para imãs ou escrita com giz, perfeitas para escritórios ou quartos infantis.

Tintas com Efeitos Decorativos: Como as texturizadas ou com efeito de mármore, oferecem uma estética diferenciada para espaços que buscam um toque de design.

Ao escolher a tinta para ambientes internos, também considere:

Qualidade do Ar Interior: Prefira tintas com baixos níveis de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) para manter um ambiente saudável.

Preparação da Superfície: Certifique-se de que as paredes estejam limpas, secas e lisas antes de pintar.

Durabilidade: Considere o quão frequentemente você está disposto a retocar ou repintar as áreas.

Estética: Escolha a cor e o acabamento que melhor se adequem ao seu estilo e decoração.

Para áreas de maior tráfego, como corredores e áreas com grande circulação, a durabilidade é fundamental.” Opte por tintas semibrilho, acetinadas ou foscas, dependendo do efeito desejado. Tintas semibrilho e acetinadas são mais resistentes a manchas e podem ser facilmente limpas, enquanto a tinta fosca oferece uma aparência elegante e disfarça imperfeições.”, revela Eulália.

Com estas dicas em mente, você estará no caminho certo para escolher a tinta perfeita para cada espaço da sua casa, proporcionando beleza, conforto, durabilidade e facilidade de manutenção a longo prazo.

Sobre a Qualyvinil Tintas:

A Qualyvinil Tintas é uma empresa líder no mercado de tintas, comprometida em oferecer produtos de alta qualidade e soluções inovadoras para seus clientes. Com uma ampla gama de tintas e revestimentos, a Qualyvinil Tintas é reconhecida por sua excelência em durabilidade, resistência e cores vibrantes.

Qualyvinil

Instagram @qualyvinil_oficial

Fonte: Da Redação/Assessoria/Qualyvinil Tintas

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *