Construir Reformar

Conheça as vantagens do uso de drywall em espaços de saúde

O sistema oferece benefícios como o isolamento acústico e térmico, agilidade na construção e em reformas, resistência ao fogo e facilidade de manutenção

Ao projetar um espaço de saúde, existem diversos pontos que devem ser levados em consideração no projeto. Sua construção envolve muitas especificações, exigências e regulamentações para garantir a segurança, bem-estar e conforto ao paciente, pontos essenciais para auxiliar sua recuperação. O sistema drywall é uma das soluções mais indicadas para esse tipo de ambiente pois garante benefícios para espaços de saúde como isolamento acústico e térmico, agilidade na construção e em reformas, resistência ao fogo e fácil manutenção,a umidade e ao mofo.

Clínica Gênesis com paredes feitas com placas Hábito da Placo, local é um centro de reprodução assistida certificado na América Latina. Foto: Thiago Lafayet

Um dos muitos critérios que devem ser levados em consideração para projeto em ambientes de saúde é o conforto acústico. Um ambiente barulhento pode causar aumento da produção de adrenalina reação muscular e contração dos vasos sanguíneos, além da perda de audição em casos mais graves segundo dados pesquisa “Noise Levels in John Hopkins Hospital”, desenvolvida pela norte-americana Ile Busch-Vishniac, engenheira mecânica e ex-reitora da Whiting School of Engineering na Johns Hopkins.

“Quando falamos de projetos de espaços de saúde, é imprescindível que seja levado em consideração o conforto e que haja um tratamento acústico apropriado para garantir o bem-estar dos pacientes e dos profissionais da saúde. Uma boa acústica pode reduzir a necessidade de medicação extra e a reinternação hospitalar, além de diminuir os níveis de estresse dos pacientes”, explica Fernando Neves, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado Acústico na Saint-Gobain

Na maioria das clínicas construídas usando alvenaria, os sons podem chegar a 80 decibéis, equivalente ao barulho emitido pelo trânsito das grandes cidades, segundo a pesquisa Archives of Internal Medicine, da American Medical Association. Esse nível de ruído, inclusive, está muito além dos 35 decibéis que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece como um ambiente sonoro curativo. Para reduzir os efeitos causados pelo ruído, muitas técnicas e produtos foram desenvolvidos e têm sido usados principalmente na construção civil, visando adequar os ambientes das edificações às exigências de qualidade ou ao conforto acústico requeridos, buscando garantir o bem-estar das pessoas que aí vivem ou trabalham.

Algumas soluções em drywall, como a Placa Performa, podem reduzir em até 50% os ruídos (em relação as placas convencionais), garantindo o conforto acústico. E para potencializar esse desempenho é recomendado o uso de lã de vidro como recheio do sistema, a combinação de soluções beneficia tambem o conforto térmico do espaço reduzindo necessidade de usar tanto o ar-condicionado. Em algumas construções, estima-se que o edifício tenha uma redução de até 20% nos gastos com energia elétrica em comparação a construções convencionais.

A segurança é outro fator altamente considerado em espaços de saúde, principalmente relacionado a proteção contra incêndios. A Placa RF, por exemplo, possui classificação IIA (Corpo de Bombeiros) que garante, com todo sistema de drywall, o cumprimento de requisitos para resistência ao fogo.

Além dessas propriedades destacadas acima, o drywall auxilia na economia de espaço, já que suas paredes são pelo menos 5 centímetros mais finas que as paredes de alvenaria tradicional. O material é leve, versátil, sustentável, resistente e gera aumento de produtividade na obra, potencializando a rapidez de execução ou reforma um projeto hospitalar.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *