Notícias

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre iluminação

No mundo da iluminação, surgem diversas dúvidas que podem confundir até mesmo os mais conhecedores do design de interiores. A arquiteta e influenciadora, Nicole Gomes, conhecida por ser especialista em iluminação em seu Instagram, compartilhou algumas das perguntas mais frequentes que recebe e esclareceu cada uma delas.

Devo utilizar grade antiofuscamento nos embutidos?

Quando se trata de luminárias embutidas, a questão das grades antiofuscamento surge com frequência. Nicole ressalta que a decisão depende de vários fatores, como o local de instalação, o tipo de luminária e o propósito da iluminação.

“Em ambientes externos, como jardins, onde a luz direta pode causar desconforto visual, a instalação de grades antiofuscamento é recomendada. Já em ambientes internos, a sugestão é optar por luminárias embutidas projetadas com características que minimizam o ofuscamento, como difusores ou direcionadores de luz”, explica.

Quantos centímetros da parede devo colocar o perfil para ter um efeito mais homogêneo?

Projeto Duda Senna – Cozinha Labluz/Foto: Mari Orsi

A distância entre o perfil e a parede pode influenciar significativamente o efeito visual da iluminação. Segundo a arquiteta, para um efeito suave e uniforme, uma distância de cerca de 10 centímetros é ideal. No entanto, essa medida pode variar de acordo com o revestimento e o tipo de perfil utilizado, seja ele direto ou indireto. Ela também destaca a importância de utilizar perfis com difusores, pois ajudam a suavizar a luz, proporcionando uma iluminação mais homogênea.

Quando queimar uma parte da fita de LED, troco a fita toda ou só o driver?

Um dos dilemas comuns é o que fazer quando uma parte da fita de LED queima. Gomes esclarece que, na maioria dos casos, o responsável pela queima é o driver, componente essencial para o funcionamento eficiente da fita. Assim, substituir o driver pode resolver o problema.

“Se, após a troca, uma parte da fita ainda não funcionar, é possível cortar a fita no ponto danificado e conectar uma nova seção, caso seja viável. Vale destacar que muitas fitas de LED são projetadas para serem cortáveis em pontos específicos”, ressalta.

Quando uso luz indireta, perco iluminação?

Projeto Duda Senna – Cozinha Labluz/Foto: Mari Orsi

Embora a iluminação indireta possa não fornecer a mesma intensidade de luz direta, Nicole sugere a utilização de fitas com maior intensidade para alcançar o nível desejado de iluminação. A escolha entre luz direta e indireta dependerá do efeito visual desejado no espaço.

O que é melhor usar em sanca de gesso, fita ou lâmpada tubular?

Ao abordar a questão das sancas de gesso, ela destaca que tanto fitas de LED quanto lâmpadas tubulares podem ser utilizadas, dependendo das preferências estéticas e do efeito desejado. No entanto, ela enfatiza a flexibilidade das fitas de LED, ideais para sancas com formas variadas.

“As fitas proporcionam uma luz mais uniforme e difusa, contribuindo para uma iluminação suave e indireta, com uma vida útil superior quando comparadas às lâmpadas tubulares.”

Ao desvendar esses mitos, Nicole Gomes proporciona insights valiosos para aqueles que buscam uma iluminação eficiente e esteticamente agradável em seus ambientes.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *