Notícias

Natureza brasileira: conheça 5 flores nativas para decoração

A flora brasileira é repleta de diversidade, possuindo opções para todos os gostos

A natureza brasileira é uma das mais diversificadas do mundo. A flora nacional é repleta de variedades de cores, flores, plantas e espécies. E com toda essa beleza, existem diversas flores nativas do Brasil que podem ser ótimas escolhas para decoração e para um jardim original e diferenciado.

Como são originárias do Brasil, até cuidar delas é mais fácil, uma vez que são espécies muito bem adaptadas ao clima local e às condições que o país proporciona para o cultivo delas, sem grandes segredos por trás.

As flores nativas brasileiras desempenham um papel crucial na biodiversidade, não apenas em termos de beleza estética, mas também na sustentação e manutenção dos ecossistemas. A seguir, estão listados alguns exemplos de flores nativas que podem ser ótimas opções para decorações.

Crédito:Kristen Prahl/iStock

Bromélias

Com suas folhas exuberantes e flores coloridas, as bromélias são uma adição marcante a qualquer ambiente. A Guzmania lingulata é uma variedade nativa do Brasil, com suas brácteas vibrantes que variam do vermelho ao laranja e amarelo. Elas são ideais para decorações tropicais, adicionando um toque de exotismo e vivacidade a espaços internos e externos. Além disso, a diversidade de cores ajuda a formar belíssimos arranjos para qualquer ambiente.

Onze-Horas

Uma das espécies mais características, a Onze-Horas oferece uma singularidade especial. Essas flores ganharam popularidade devido às suas cores vibrantes e suas flores que se abrem durante o dia e se fecham à noite, daí o nome “onze horas”. Elas vêm em uma ampla gama de cores, incluindo tons de rosa, vermelho, amarelo, laranja e branco.

Alamanda

Trata-se de uma planta ornamental de origem tropical. A Alamanda apresenta flores grandes e que chamam bastante atenção. Estas flores podem medir até 10 centímetros de diâmetro e geralmente aparecem na primavera e no verão. A cor amarela é um dos grandes destaques da espécie também.

Flor de São Miguel

Flor de São Miguel, também conhecida como “viuvinha”, destaca-se pelos tons de azul e roxo. Com flores pequenas e muito perfumadas, também podem dar flores brancas – o que é mais raro de acontecer. É uma flor que se adapta muito a temperaturas quentes e ao sol, mas consegue lidar bem com mudanças climáticas.

Cipó de São João

O “Cipó-de-São-João”, cientificamente conhecido como Pyrostegia venusta, é uma trepadeira nativa do Brasil que se destaca por sua exuberante floração alaranjada, especialmente durante o período das festas juninas, coincidindo com as celebrações do São João, o que justifica o nome que ela leva. Pela cor, é ideal para quem gosta de jardins que recebam a presença de alguns animais, como beija-flores e borboletas.

Como são flores nativas e amplamente cultivadas no Brasil, além de não serem caras e serem espécies fáceis de manter, são fáceis de comprar também. Em qualquer cidade é possível encontrar esses exemplos de espécies. Por exemplo, em uma floricultura em Indaiatuba, é possível montar belos arranjos para tornar um jardim super brasileiro e diversificado.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *