Decorar

Resetar a Modernidade, Reinstituir a Natureza: ETEL apresenta peças inéditas na SP-ARTE 2024

Desenhada por Patricia Urquiola, Studio MK27, Daciano da Costa, Juliana Vasconcellos e Studio Veredas, nova coleção reflete inquietação e a busca por soluções mais sustentáveis e naturais

Realizando uma pesquisa aprofundada sobre matérias-primas naturais provenientes de diversos biomas brasileiros e do mundo, e revisitando processos ancestrais de fabricação, a ETEL – reconhecida embaixadora do design brasileiro – apresentou na 20ª edição da SP-ARTE 2024 peças inéditas desenhadas pelos renomados arquitetos Patricia Urquiola, Studio MK27 e Daciano da Costa, ao mesmo tempo em que apresenta novos talentos como Juliana Vasconcelos e Studio Veredas.

A coleção propõe a necessidade de “Resetar a Modernidade, Reinstituir a Natureza”, a narrativa condutora do processo implica em reconectar-nos com matérias-primas em seu estado original – como lã de ovelhas e pigmentos de terras – e resgatar processos artesanais que caíram em desuso ou foram esquecidos, como resposta urgente aos problemas resultantes dos excessos contra o planeta.

Mesa de Xadrez Boris – Studio MK27

A industrialização, a velocidade da produção em massa e o uso crescente de matérias-primas sintéticas foram a força motriz do futuro prometido no passado, resultando em um modelo de volumes e excessos que nos distanciou da Natureza e da Terra Mãe. Utilizando esse contexto como ponto de partida, a ETEL, com seu DNA centrado na promoção e proteção do legado do design moderno brasileiro, reconhece as grandes conquistas e peças icônicas do passado, mas destaca a responsabilidade dos designers contemporâneos em enfrentar os excessos gerados e os grandes problemas enfrentados nos dias de hoje.

Deste modo, as peças apresentadas na SP-ARTE refletem essa inquietação e a busca por soluções que tiveram início pelo descarte, pelas sobras e resíduos de pouco ou nenhum valor comercial nos processos industriais tradicionais. Essas sobras incluem resíduos de madeira do próprio processo da ETEL, sobras de lã do processo de pentear os fios da indústria têxtil, e a utilização da tecnologia moderna em conjunto com saberes tradicionais para a criação de bio-plásticos com pigmentos e fibras naturais, aprimorando a resina vegetal, agora biodegradável e renovável.

Os artistas e suas obras
MINI BIO ARTISTAS

Na ocasião, Patricia Urquiola lança duas séries de peças, a primeira composta por poltrona, sofá e banco, onde a tapeçaria é feita de lã virgem dos pampas que contribui para a preservação do patrimônio natural e imaterial cultural gaúcho – desenvolvimento têxtil em parceria com a Anselmi. A segunda série de mesas laterais é composta por resina vegetal aglutinada com materiais orgânicos, onde as suas propriedades naturais de cura contam histórias.

Poltrona – Patricia Urquiola

Já o Studio MK27, fundado por Marcio Kogan, desenvolve o banco toquinho e a mesa de xadrez Bóris, peças exclusivas confeccionadas utilizando exclusivamente sobras de madeiras do processo fabril da ETEL. Por outro lado, a série de espelhos Ego une a limpeza do desenho à aplicação de materiais naturais nobres como um tecido de crina de cavalo e uma esteira de palha de bananeira.

Espelho Ego e Banco Toquinho – Studio MK27

Daciano da Costa é reapresentado com as cadeiras Alvor produzidas pela ETEL no Brasil. A designer Juliana Vasconcellos lança a coleção Nomad, composta por Mesa de Trabalho, Aparador, Sofá e Estante, em uma linguagem simples e arquitetônica que se destaca pela aplicação de um tecido jacquard inspirado na topografia mineira, desenvolvido em parceria com a Coven.

Cadeira Alvor – Daciano da costa / Sofá Nomad – Juliana Vasconcellos

Ainda, a marca apresenta o lançamento da primeira peça desenhada pelo Studio Veredas, a mesa de centro Queimada com tampo de cerâmica usando a técnica milenar de cozedura raku, desenvolvida em colaboração com o designer gráfico Marcelo Greco.

Além dos lançamentos de design, alinhada com seu propósito inclinado a dar espaço a novos artistas e questionar o limiar entre a arte e o design, a ETEL apresenta em seu stand um site specific desenvolvido pela diretora de criação da marca Anselmi, Sandra Anselmi, que expõe pela primeira vez como artista na SP-ARTE, com uma obra impactante que dialoga com a saber ancestral e o tingimento natural.

SOBRE ETEL

Com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL dá nova luz a desenhos primorosos da produção moderna no Brasil, descoberta tardiamente e hoje considerada uma das mais relevantes do período no mundo. Uma produção caracterizada pelo fazer artesanal e uso de matérias-primas preciosas, criada por arquitetos e artistas empenhados em evidenciar a cultura local sob influência das vanguardas internacionais. Liderada por duas gerações de mulheres, a fundadora e designer Etel Carmona e sua filha, a CEO e curadora Lissa Carmona, tornaram a empresa conhecida por sua sofisticada construção em madeira, sensibilidade em relação à sustentabilidade e seleção de designers cuidadosamente selecionados, nivelando a empresa como embaixadora e guardiã da história do design brasileiro no mundo.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Etel/Fotos – Ruy Teixeira

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *