Construir Decorar Especiais Reformar

Garrafa PET reciclada é transformada em revestimento acústico

Trisoft lança nova linha capaz de entregar estilo, design e infinitas possibilidades de personalização na Expo Revestir 2023

Foi durante a Expo Revestir 2023, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, que a Trisoft — especialista em soluções de conforto acústico — lançou sua nova linha: formaküstika. O evento destinado aos profissionais ou admiradores da arquitetura e design de interiores aconteceu nos dias 14, 15, 16 e 17 de março em São Paulo.

A formaküstika se originou a fim de abraçar a liberdade criativa dos arquitetos, ressaltando diferentes possibilidades de personalização do revestimento de funcionalidade acústica. Ou seja, é possível que o cliente escolha a cor, o tamanho, a textura e o formato do produto de acordo com a sua necessidade ou nicho. Dentre os formatos arquitetônicos estão os baffles, nuvens, revest frame e form (revestimento de parede), cobogós, forros, biombos, divisórias de mesa, fachadas ventiladas e luminárias.

A empresa é referência em mais de 97 segmentos, construção civil (materiais para piso flutuante e paredes de drywall) palmilhas, insumos para estofados, edredons, colchões, indústria automotiva, filtragem e entre outros. Para a confecção dos mesmos, é utilizado apenas material reciclável, já que a sustentabilidade é um dos maiores pilares da marca. Sendo assim, a fabricação da nova linha não foi diferente, o material utilizado é lã de garrafas PETs, o que explica a leveza e a alta perfomance dos revestimentos.

Todo o processo se resume em algumas etapas. Após serem recolhidas pelos catadores, as garrafas são lavadas, secadas e moídas, transformando-se na matéria prima chamada flakes. Depois de serem fundidos a aproximadamente 250ºC, os flakes já em forma liquida são filtrados e bombeados para os “chuveiros” com micro furos onde são determinados os títulos (espessura da fibra). Posteriormente, as fibras são secadas e prontas para virarem mantas ou painéis termoacústicos. Para finalizar, é feito o tingimento, a termo estabilização e o corte de acordo com o projeto inicial do cliente.

Além da utilização de reciclados, a formaküstika é hipoalergênica, autoextinguível e de fácil instalação, por isso, as divisórias do stand expostas na feira foram produzidas e instaladas pela própria empresa com a ajuda dos instaladores certificados. Por serem são atóxicas e não cancerígenas o uso de EPI’s não se faz necessário e podem ser colocados ou parafusados. Com o objetivo de mostrar que o revestimento não se limita a um modelo específico, quem os visitou pôde levar consigo uma foto de sua escolha impressa em uma pequena amostra do produto.

Sobre a Trisoft

A Trisoft iniciou seus trabalhos em 1961, com uma pequena fábrica de lingerie e edredons feitos à mão e confeccionados artesanalmente sob cavaletes improvisados. Com o aumento da demanda a empresa modernizou-se investindo e observando sempre a necessidade de abranger outros segmentos — hoje são mais de 97.

A empresa é ambientalmente responsável e preza pela produção ecologicamente correta e sem o uso de água ou produtos químicos. Sua principal matéria prima é a lã de garrafas PETs. Hoje, mais de 5.1 bilhões de garrafas foram coletadas e transformadas em soluções para o conforto do dia a dia. A Trisoft é a única indústria que pratica a logística reversa na sua linha de revestimentos acústicos.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Trisoft

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *