Construir Reformar

5 erros que podem ser evitados na reforma do banheiro

Escolher um modelo de box inapropriado para o espaço, falta de iluminação no local e excesso de informações na decoração podem dar a sensação de um ambiente mal planejado. Pensando em ajudar quem está no processo de transformação do cômodo, Érico Miguel, diretor criativo da Ideia Glass apresentou os principais erros que as pessoas cometem ao reformar um banheiro. Confira!

A falta de espaço é um dos principais problemas dos banheiros atuais, o que exige um planejamento bem pensado para conseguir otimizar o espaço e conquistar um visual bonito e moderno. Por isso, na hora da reforma, é preciso se atentar para não cometer erros que podem deixar o cômodo com aspecto confuso e desconexo dos moradores. “Existem fatores que só desfavorecem a decoração e o espaço do banheiro. Um local com pouca luz, muitas informações e, principalmente, com móveis e box de banho incompatíveis com a sua metragem, acabam com o visual e espaço de qualquer ambiente”, explica Érico Miguel, diretor criativo da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas de vidro divisórias de ambiente.

:: BOX DE BANHO APROPRIADO PARA O ESPAÇO

A área de banho costuma ocupar boa parte do cômodo, por isso, precisa ser pensada de maneira estratégica. De acordo com Érico, se o banheiro é muito pequeno, o ideal é optar por boxes de banho com portas flexíveis que dispensam o uso de trilhos superiores. “Esse tipo de box de banho ajuda na economia de espaço e ainda agrega na decoração do local”, comenta. Outra opção são modelos com abertura em 180° para dentro e para fora, o que possibilita melhor aproveitamento de espaço.

O profissional ainda ressalta, que ao optar por esse tipo de box, os moradores ganham pontos na decoração do local, já que normalmente são modelos mais sofisticados, com roldanas aparentes e que agregam beleza ao banheiro. “O box de banho pode transformar o visual do cômodo. Mas não dá pra escolher um modelo só pela beleza e perder no espaço. Por isso, ao projetar o cômodo, é preciso saber o que o mercado oferece para cada necessidade. E hoje em dia há muitas opções, para todos os espaços, gostos e bolsos”, conta.

:: MENOS É MAIS, SEMPRE!

Nada em excesso é bom. Isso vale para a decoração dos cômodos da casa, incluindo o banheiro. “Seja um cômodo grande ou pequeno, o excesso na hora de decorar pode deixar qualquer ambiente com um visual carregado. Mas quando isso acontece em espaços com pouco metragem, o prejuízo é ainda menor. O que já é pequeno, vai parecer ainda menor”, afirma o diretor da Ideia Glass.

Além da sensação de um espaço menor, muitos itens de decoração ou estilos que não “conversam” entre si, podem deixar o cômodo pouco acolhedor. “O equilíbrio de elementos é o ideal. Se os móveis são coloridos ou estampados, o correto é optar por revestimentos mais neutros. Ao invés de cobrir as paredes de armários, faça apenas um e utilize nichos para armazenar coisas que podem ficar à vista. Itens de decoração, como quadros e vasos, podem ser usados, mas sempre em um único ponto do cômodo. Dessa forma, o banheiro ganha uma decoração harmônica e oferece uma sensação de conforto”, ressalta o profissional.

:: EVITAR CORES ESCURAS

“Apesar do preto estar ligado a espaços sofisticados, em locais pequenos a tonalidade deve ser evitada”, recomenda Érico. Segundo o profissional, por ser considerada uma cor fechada, o uso em excesso pode fazer com que o cômodo pareça ainda menor. “Não é proibido o uso do tom, mas precisa ser algo mais ponderado. Ele vai bem em detalhes, como roldanas de box de banho e alguns metais do banheiro. Mas em revestimento, pintura e, até mesmo, roupa de banho que fica exposta, deve ser evitado”.

Se a ideia é dar ao ambiente sensação de amplitude, cores claras, como rose, branco e bege, devem ser bastante exploradas. “São tons que podem ser utilizados em paredes, pisos e detalhes da decoração. Não precisa ser algo monocromático, mas são tonalidades que precisam ganhar destaque”, explica.

:: ATENÇÃO COM A ILUMINAÇÃO

A iluminação, natural ou não, é essencial para quem busca amplitude em banheiros pequenos. “Se o local é bem arejado e existem pontos que deixam a luz natural entrar, nada deve bloquear essa iluminação”, enfatiza Érico. Mas se não há muitas janelas no cômodo, nada que um jogo de luz estratégico não resolva. “É possível clarear o ambiente de maneira artificial ao usar jogos de luzes. E existem pontos que ajudam a criar sensação de amplitude, como uso de luz no teto, espelhos e laterais do espaço”, explica.

:: MÓVEIS BEM PLANEJADOS

Para aproveitar todos os cantinhos do local, o mais indicado é apostar em móveis planejados. “Os móveis recortados e pensados estrategicamente nas medidas do espaço, possibilitam que o cômodo seja mais funcional, prático e confortável. Além de dar um visual mais bonito e moderno”, finaliza Érico.

Ideia Glass

Para mais informações sobre a empresa, acesse o site ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Ideia Glass

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *