Construir Reformar

Drywall em escritórios: sistema construtivo otimiza espaço e agiliza a obra

Confira as principais vantagens que o material pode trazer em ambientes corporativos

O drywall é uma solução de construção a seco composta por perfis metálicos e placas de gesso recheadas de algum material para tratamento acústico, como a lã de vidro. O material é amplamente utilizado em todo o mundo, principalmente em países da Europa e nos Estados Unidos, tanto para construções residenciais quanto para ambientes corporativos. Quando aplicado em escritórios, o material pode trazer uma série de vantagens à construção do ambiente.

Escritório Menezes Niebuhr com paredes Placa Performa (Divulgação Placo)

Segundo o Alice Cabral, chefe de produtos Placo, a principal vantagem do uso do material em ambientes corporativos é a economia de espaço. As paredes de drywall são pelo menos 5 centímetros mais finas que as paredes de alvenaria tradicional, garantindo dessa forma um melhor aproveitamento do espaço do escritório. “O sistema de drywall da Placo gera um ganho de aproximadamente 5% de área útil no projeto, além de garantir agilidade na montagem e manutenções.”, explica Alice.

Além da otimização do espaço, quando usado em escritórios, o material apresenta diversas vantagens, desde agilidade na instalação e facilidade na manutenção até conforto acústico para reuniões. É o caso do Escritório Menezes Niebuhr, projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Marchetti Bonetti, com a consultoria da Pulse Acústica.

Confira outros quatro benefícios do uso de drywall em escritórios:

Conforto térmico e acústico

Quando “recheada” com lã de vidro, a parede de drywall garante um maior conforto térmico e acústico quando comparada a alvenaria tradicional, diminuindo as sensações térmicas mais intensas e garantindo que as salas tenham mais privacidade. A lã também contribui para isolar acusticamente as salas, garantindo uma barreira eficiente contra ruídos externos

Rápida Instalação

Graças a leveza e praticidade do material, dois instaladores são capazes de produzir cerca de 30m² de drywall em apenas um dia, sendo que em duas horas a parede já está pronta para receber o acabamento. Além de tornar a obra muito mais rápida, também exige uma menor mão de obra.

Manutenção fácil

Executar reparos nos sistemas de drywall é um processo muito mais simples. A tarefa não gera desperdício de materiais, pois não há necessidade de reconstruir a parede. Além disso, para realizar manutenção elétrica ou hidráulica, não é necessário nenhum quebra-quebra, garantindo menos sujeira, barulho e mais agilidade.

Sustentabilidade

Além da facilidade no transporte diminuir a poluição, paredes de drywall precisam de pouquíssima água para sua construção. Enquanto uma obra feita com tijolos e argamassa consome 8 litros de água por metro quadrado, uma construção com drywall usa apenas 1 litro de água por metro quadrado. As paredes de drywall também, por serem “recheadas” por um material de isolamento térmico, costumam economizar energia que seria gasta com climatização do ambiente, já que a lã de vidro ajuda a manter o local numa temperatura agradável. A construção a seco gera, em média, apenas 5% de resíduo, o que é 15% a menos do que na alvenaria convencional. O método construtivo também é mais leve e prático de transportar, gerando economia de gasolina e menos poluição ao meio ambiente no transporte, fazendo com que a economia aconteça na compra e no descarte.

Escritório Menezes Niebuhr com paredes Placa Performa (Divulgação Placo)

SOBRE A PLACO

A Placo é líder mundial em soluções construtivas para ambientes internos e possui todos os materiais que compõem o sistema drywall, desde as placas de gesso até massas, componentes metálicos, fitas, revestimentos, parafusos, forros acústicos e outros acessórios.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Placo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *