Construir Especiais Reformar

Por que a lâmpada LED perde intensidade ou fica piscando?

Desgaste natural dos componentes eletrônicos, qualidade dos materiais e falta de manutenção estão entre as causas que podem favorecer a perda da intensidade ou o piscar da luz LED

A lâmpada, plafons ou spots LED da sua casa estão perdendo a intensidade, ou o brilho após ligados? Ou ficam piscando a ponto de trazer incômodo? Quem enfrenta situações deste tipo precisa da ajuda de um profissional da área de elétrica para fazer uma análise criteriosa e definir qual é o tipo de manutenção a ser realizada. Mas, antes de chamar o eletricista, vale observar alguns aspectos que podem dar pistas sobre a causa destes problemas.

O primeiro passo é confirmar se o produto chegou ao fim de sua vida útil. “Todo produto LED de uso residencial possui um padrão que especifica, em média, quanto tempo ele manterá o fluxo luminoso. O parâmetro L70, por exemplo, especificado nas lâmpadas LED, garante que ao menos 70% do fluxo luminoso original seja mantido em 25 mil horas de uso, sem perda ou redução da intensidade luminosa”, esclarece André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.

Por serem componentes eletrônicos, os dispositivos LED são extremamente sensíveis à alta temperaturas e oscilações de tensão, podendo se desgastar, tanto no material semicondutor para emissão de diversas cores, como no material utilizado na conversão (fósforo) da cor azul para obtenção da cor branca, comum nos LEDs utilizados no mercado de iluminação convencional.

“Qualquer falha nos componentes favorece a má gestão da alimentação dos LEDs. Outro fator que o profissional de elétrica pode observar é se os níveis de tensão estão oscilando para abaixo ou acima do normal, pois isso faz com que a luminária LED pisque ou perca sua intensidade”, comenta Leonidas Borges, eletrotécnico e criador de conteúdo do canal @leonidasborgeseletrica.

Outros fatores também devem ser observados para quem vem enfrentando problemas nas lâmpadas e luminárias LED, entre eles:

· Durabilidade dos materiais: a qualidade dos componentes garante maior vida útil de uma luminária ou lâmpada LED, favorecendo a manutenção do brilho ao longo do tempo.

· Falta de manutenção adequada: acúmulo de poeira, umidade e outras condições ambientais adversas podem afetar o desempenho da lâmpada LED.

· Indução eletromagnética: quando a corrente elétrica está circulando em cabos próximos aos da alimentação da lâmpada pode ocorrer um nível de tensão pela indução eletromagnética, fazendo com que a lâmpada pisque. Para evitar esse problema, é importante utilizar drivers com filtros dimensionados.

Em caso de dúvidas, é importante contar com a ajuda de um profissional. “Recomendamos a consulta a um eletricista para observar a infraestrutura elétrica da casa, diagnosticar o problema e indicar a solução adequada, visando o bom funcionamento do sistema e a segurança das pessoas e do imóvel”, conclui o executivo da Tramontina.

Tramontina

Tel.: (54) 3461.8200
tramontina.elt@tramontina.com
www.tramontina.com.br
www.facebook.com/Tramontina
www.instagram.com/tramontinaoficial

Fonte: Da Redação/Assessoria/Tramontina

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *