Reformar

Reforma de Piscinas: aproveite o fim do inverno para impermeabilizar essa área de lazer

Ainda dá tempo: A DRYKO Impermeabilizantes traz orientações para quem quer deixar tudo pronto para viver o melhor do Verão

Para quem pretende construir ou reformar as áreas de lazer e de piscina, com o objetivo de aproveitar o Verão 2024 na casa de praia, campo, ou até mesmo no imóvel da grande cidade, a empresa DRYKO Impermeabilizantes – uma das principais indústrias nacionais de produtos químicos para construção civil – orienta que esse ainda é um bom momento! O motivo é simples: o período entre junho e setembro é conhecido popularmente por apresentar uma menor concentração de chuvas em regiões como Sul e Sudeste. Portanto, se torna ideal para a realização de obras em áreas externas. E, para quem têm dúvidas sobre o tema, a DRYKO apresenta diversas orientações para garantir o sucesso de tudo. Confira a seguir!

Por que devemos impermeabilizar?

“A função da impermeabilização é proteger toda a estrutura contra a agressão da água, além de garantir a estanqueidade da área, ou seja, que a piscina irá manter o volume de água sem perdas”, explica Joaquim Souza, gerente técnico da DRYKO. Quando esse tipo de trabalho é mal executado poderá acarretar diversos problemas, como: vazamentos, desplacamento do revestimento ou reboco, entupimento das tubulações, além de inutilizar a área durante as correções.

Cada tipo de piscina possui suas particularidades, portanto necessitará de uma forma de impermeabilização específica. “Fatores como local, tipo de solo, estrutura, tamanho e profundidade da piscina, tipo de apoio, volume total de água, custo e tempo de execução são elementos que ajudarão a definir o melhor sistema impermeabilizante”, completa Joaquim.

Dessa forma, é preciso ter a supervisão de um engenheiro responsável, assim como contar com mão de obra qualificada, a fim de garantir um bom desempenho do sistema de impermeabilização. Para facilitar o entendimento, a DRYKO apresenta agora os dois sistemas mais comuns atualmente:

Da esq. para a dir.: Sistema de Manta Asfáltica e Sistema de Membrana Cimentícia para tipos de piscinas distintos / Divulgação: DRYKO Impermeabilizantes

Sistemas de Impermeabilização

Entre os sistemas tradicionais de impermeabilização (indicados para estruturas de concreto ou mistas de concreto e alvenaria, que receberão revestimentos, pastilhas ou pedras) estão o Sistema de Manta Asfáltica (para piscinas elevadas) e o Sistema de Membrana Cimentícia (para piscinas enterradas). A principal diferença entre eles está na base do produto utilizado – sendo um de asfalto e o outro de cimento.

Prosseguindo com as particularidades de cada um deles, o Sistema de Membrana Cimentícia contempla uma barreira para a pressão hidrostática negativa (umidade que vem do solo ou do lençol freático), necessária em estruturas enterradas. Enquanto isso, o Sistema de Manta Asfáltica apresenta uma maior resistência às trações, o que é desejado em estruturadas que se movimentam mais, como é o caso das piscinas elevadas. Além disso, também possuem aplicações, durabilidade, resistência e desempenho diferentes.

Piscinas de Concreto Armado, Fibra de Vidro e Vinil

Como abordado antes, a forma de impermeabilizar muda de acordo com a estrutura e dos materiais utilizados na piscina. As de fibra de vidro e de vinil, por exemplo, possuem sistemas específicos e, muitas vezes, já são instaladas estanques sem a necessidade de executar uma obra de impermeabilização. Entretanto, tudo irá variar de acordo com cada projeto.

Preparo

Antes da aplicação do impermeabilizante é necessário se certificar que toda a área onde será aplicado o sistema está totalmente íntegra e preparada para receber o sistema escolhido pelo engenheiro responsável pela obra. Após a aplicação, é necessário respeitar o tempo de cura do produto utilizado (verificar sempre com o fabricante) e realizar o teste de estanqueidade, para que então a fase de acabamento seja iniciada, concluindo com tão esperada entrega da piscina para uso.

Priorize o período mais seco

A necessidade em realizar a impermeabilização de piscinas e áreas externas no período de seca (geralmente nos meses de outono e inverno no Sul e Sudeste do país) se deve ao fato de que a maioria dos sistemas não podem ser aplicados durante ou após a ocorrência de chuvas. Dessa forma, seguindo essas orientações a piscina estará pronta para o uso no Verão.

Cada tipo de piscina receberá um sistema diferente de impermeabilização/Crédito: Cottonbro Studio / Pexels

Execução

Para executar a impermeabilização é necessário esvaziar a piscina e, muitas vezes, remover todo o sistema existente até atingir a estrutura, para dessa forma impermeabilizar com garantia de bom desempenho.

Manutenção, reformas rápidas e cuidados gerais com a piscina

Atualmente, há diversos processos que garantem a durabilidade da estrutura e seus materiais e, consequentemente, um bom funcionamento da piscina, entre eles estão as manutenções preventivas, corretivas e reformas. Geralmente, as manutenções corretivas são as mais comuns durante a vida útil de uma piscina, afinal são responsáveis pelas trocas de revestimentos danificados, dos componentes que apresentem defeitos, dos rejuntes, ente outros componentes que necessitam de substituição de tempo em tempos.

Importante: as reformas que envolvem a troca total de revestimentos geram danos à impermeabilização, por isso devem contemplar um novo processo, principalmente nos sistemas onde o revestimento é colado diretamente sobre o material impermeabilizante.

Piscina cheia e pequenos reparos?

Tudo irá depender do problema. Alguns pequenos vazamentos e desplacamentos podem ser corrigidos com a Massa Epóxi Subacquática. Entretanto, é importante lembrar que a depender do problema e do tipo de estrutura da piscina, a solução definitiva só ocorrerá a partir de intervenções mais severas, ou seja, com o total esvaziamento.

Produtos DRYKO para a área da piscina

Mix de materiais da DRYKO indicados para a área da piscina / Divulgação

Para piscinas enterradas: são utilizados os produtos com base cimentícia para compor o sistema de impermeabilização. Entre os exemplos estão o Drykotec 1100, o Drykotec 7700 ou o Drykoelastic estruturado pela tela de poliéster Drykotela.

Observação: A utilização de cada tipo de produto, seu consumo e o número de demãos vão depender do tamanho da piscina e do projeto idealizado pelo engenheiro.

Para piscinas elevadas: a recomendação é pelo uso das mantas asfálticas Drykomanta Top, que são aplicadas junto ao primer Drykoprimer Acqua ou Drykoprimer Eco, com auxílio do maçarico. A escolha de qual manta vai ser utilizada também irá depender do tamanho da piscina e da especificação feita pelo engenheiro responsável.

DRYKO

End. Estr. Bonsucesso 6001 / Rio Abaixo – Itaquaquecetuba – SP
Tel: (11) 2088-5700
Site: www.dryko.com.br
Instagram: @drykoimpermeabilizantes

Fonte: Da Redação/Assessoria/Dryko

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *