Decorar

A importância da acústica no home theater

Especialista em soluções acústicas, Trisoft explica que a constituição do ambiente é fundamental para sentir e aproveitar os efeitos dos equipamentos de audiovisual

A expectativa daqueles que sonham em ter um home theater é trazer a experiência do cinema para a vida residencial. Entretanto, muito além de investir nos equipamentos de audiovisual e em um projeto de arquitetura de interiores pautado apenas em mobiliários como um sofá confortável e elementos decorativos, o conjunto vai muito além: o desenvolvimento de soluções que garantirão uma qualidade acústica de excelência equivalente (ou superior, por que não?) com a perfeição da imagem. Mas quais são esses referenciais que devem ser observados?

Agradável aos olhos e aos ouvidos, o espaço projetado pelo arquiteto Danilo Cajaiba ganhou ainda mais destaque com a especificação dos painéis ripados e buffles da Trisoft. Além de somarem com o estilo sofisticado do ambiente, os produtos entraram em cena com o propósito de auxiliar no conforto acústico do Home Theater | Projeto Acústico: Audium | Foto: Gabriel Daltro

Para Maurício Cohab, CEO da Trisoft, empresa 100% brasileira com mais de 60 anos de história e pioneira na produção de soluções acústicas no Brasil, negligenciar o tratamento acústico do espaço pode frustrar totalmente os anseios de um morador que procura por uma experiência imersiva. “A experiência deixa de ser divertida e passa a ser um desconforto, tanto para quem está na sala, como para quem está nos outros cômodos da casa”, explica.

Desta forma, investir em um projeto acústico avaliado por profissionais e adotar as orientações por meio da instalação dos materiais corretos para corrigir ou ampliar o efeito do som no espaço é fundamental para o sucesso do home theater. Atenta às variadas condições que precisam ser analisadas junto com a arquitetura de interiores, a Trisoft trabalha com um amplo portfólio de soluções acústicas desenvolvidas com base no compromisso de alta tecnologia e sustentabilidade por meio da reciclagem de garrafas PET. Confira!

Funcionando como um espaço de convivência e relaxamento, o home theater é ideal para reunir a família para assistir a um filme ou se desconectar do mundo para perceber todas as notas de uma música. Com as soluções acústicas tecnológicas produzidas pela Trisoft, o projeto fica ainda melhor. Para impedir a reverberação do som, os baffles e o painel ripado combinaram beleza, funcionalidade e sustentabilidade ao projeto executado pelo arquiteto Danilo Cajaíba por meio de uma única matéria prima: a lã de PET | Projeto Acústico: Audium | Foto: Gabriel Daltro

Em um home theater com um projeto acústico adequado, os sons são reproduzidos com fidelidade e sem interferências, como ecos ou sons oriundos de ambientes externos, proporcionando uma vivência única aos espectadores. O objetivo é levar equilíbrio à sala, evitando reverberação do som dentro do ambiente. Assim, a ideia é buscar o som mais próximo possível do real, sem a necessidade de correção eletrônica. ”No contexto a ser avaliado, vários outros fatores influenciam no tratamento acústico, como a m² do ambiente e os materiais eleitos para a decoração do home theater”, pontua Maurício.

Com tamanhos, cores e formatos totalmente personalizáveis, os baffles e painéis ripados da Trisoft, utilizados pelo arquiteto Danilo Cajaíba neste home theater, são recomendados para o tratamento acústico em diversos tipos de ambiente | Projeto Acústico: Audium | Foto: Gabriel Daltro

Ainda sobre a sala, as dimensões são determinantes e influenciam diretamente nos produtos especificados: um pé-direito mais alto demanda a utilização de diferentes revestimentos quando comparado com referências menores de altura. O formato da planta baixa também implica em respostas direcionadas, uma vez que os ângulos, por exemplo, exercem influência direta na performance acústica, exigindo uma determinada distinção para resolver a reflexão e absorção do som gerado no home theater.

O CEO da Trisoft reforça que todos os elementos da sala de TV podem receber tratamento acústico, incluindo portas, janelas, piso, parede e teto. O portfólio da empresa dispõe de uma ampla gama de produtos para tratar a acústica do home theater e, quando o projeto arquitetônico ainda está em fase de construção, as mantas para drywall e piso flutuante são outras possibilidades a serem consideradas para o isolamento do ambiente.

Mas e quando o home theater já está pronto ou em finalização?

Podendo ser usado na parede ou no teto, o revestimento acústico da linha Ness Trisoft é indicado para quem busca rapidez na instalação sem deixar a beleza e o acabamento impecáveis de lado. Tingido na própria fibra, o revestimento produzido em lã de pet está disponível em 18 cores, atendendo as mais diversas necessidades e estilos de projeto. | Foto: Divulgação Trisoft

Quando o reforço acústico entra em pauta com a sala praticamente pronta, a instalação de forros, revestimentos de teto, parede, divisórias de ambientes e elementos decorativos são possibilidades que permitem a personalização com as referências presentes no décor de interiores.

Por fim, a Trisoft enfatiza que, mesmo quando o home theater já existe, é sim possível corrigir a acústica do ambiente sem grandes reformas. Atóxico, auto extinguível e 100% sustentável, o tempo de instalação dos produtos podem variar de acordo com o volume de material e características do teto, parede ou piso. No entanto, de maneira geral, possuem fácil e rápida aplicação, o que garante a segurança dos instaladores, sem restrição de tempo de exposição, tão pouco a exigência de EPI específico para o manuseio do material.

Sobre a Trisoft

Com mais de 60 anos de história e tradição no mercado brasileiro, a Trisoft usa toda a sua excelência produtiva e gene inovador para atender mais de 100 segmentos industriais, entre eles, arquitetura, construção civil (materiais para piso flutuante e paredes de drywall), palmilhas para calçados, insumos para estofados e colchões, indústria automotiva, filtragem industrial e produtos têxteis, aliando inovação, sustentabilidade, funcionalidade, qualidade e design em seu extenso portfólio.

Com a sustentabilidade em seu DNA, a empresa desenvolve mais de 25 mil itens e usa como principal matéria-prima a lã extraída de garrafa PET reciclada, sem adição de água ou qualquer aditivo químico em seu processo produtivo. Estima-se que a empresa tenha retirado cerca de 5,1 bilhões de garrafas PET do meio ambiente até dezembro de 2022.

Conhecida como a maior empresa com capacidade produtiva de soluções para o conforto sustentável da América Latina, a Trisoft possui três fábricas distribuídas estrategicamente pelo país, em Itapevi (SP), Blumenau (SC) e Fortaleza (CE), um escritório em Dubai e atendimento para toda a América Latina.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Trisoft

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *